Quase 4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas, que acontecem neste domingo (5) e no próximo (12). Servidora entrega ao ministro o tema da redação 2023
Reprodução
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 sobre os a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil foi avaliado por professores de cursinhos como “interessante”, “pertinente” e a “cara” do Enem por tratar de um problema social relevante e exigir uma boa proposta de intervenção.
Tema da redação do Enem 2023: ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’
“O aluno precisa ir atrás da relação de causas e consequências, principalmente porque o tema fala de desafios. É preciso pensar, então, nas causas que levam à invisibilidade desse trabalho”, afirma Daniella Toffoli, coordenadora de linguagens do Curso Anglo.
A redação faz parte do primeiro dia de prova, realizada neste domingo (5).
É um tema extremamente interessante e pertinente dado que a mulher enfrenta no Brasil, às vezes, uma dupla ou tripla jornada de trabalho – o trabalho fora e de casa, para poder dar o sustento para a família.
Além das questões cotidianas, dos afazeres da casa, ela pondera que, muitas vezes, sobra apenas para a mulher o cuidado com pessoas enfermas, idosos e até mesmo com os próprios filhos.
“Então, esse é um tema extremamente relevante que vai tocar nas dores de muitas mulheres, espalhadas pelo Brasil, e que, realmente, não tem esse trabalho reconhecido. Como ele fala, é um trabalho invisível. Invisível, porque só a mulher que passa por esse problema, por essa questão, ela entende”, diz.
Na redação, segundo Denise Leal, coordenadora de redação Enem do Fibonacci Sistema de Ensino, “é bom relembrar que, como nossa cultura e nossa história sempre colocaram a mulher nesse lugar de dona de casa, esse comportamento social de não valorizar o que ela realiza também é histórico, uma vez que, se o lugar dela é ali, e ela nasceu para exercer esse papel de ser dona de casa e cuidar dos filhos, não tem porquê valorizá-la.”
A questão da “economia do cuidado” foi objeto de um episódio do podcast “O Assunto”, que tratou, entre outros pontos, do fato de que, na média, mulheres passam o dobro do tempo que homens em funções domésticas e de cuidado com filhos e/ou demais familiares (ouça o episódio abaixo). Além disso, em setembro, o podcast tratou de “burnout materno – o colapso da maternidade ideal”.
RESOLUÇÃO DO ENEM 2023, AO VIVO: o g1 corrigirá a prova a partir das 18h30 deste domingo. O programa será transmitido na página do g1 e nos canais no YouTube e no TikTok
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2023: Anglo fará a correção das questões do 1º dia
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
GALERIA DE FOTOS – veja galeria do primeiro dia de exame
A prova de redação do Enem exige a produção de uma dissertação, em que o candidato precisa defender um ponto de vista.
Além da redação, os candidatos fazem as provas de linguagens e ciências humanas neste primeiro dia de Enem.
A prova teve início às 13h30. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame.
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
Professores dizem que tema da redação do Enem sobre invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher é ‘relevante’ e ‘pertinente’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.