Mayara Vitorino, de 27 anos, tinha desistido de fazer curso superior ao descobrir gestação. Candidatos avaliaram primeiro dia de provas, neste domingo (5). ENEM 2023 – DOMINGO (5) – RECIFE (PE) – Mayara Vitorino está na reta final da gravidez e fez as provas na Unicap
Artur Ferraz/g1
Entre os milhares de candidatos que fizeram as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no Recife, neste domingo (5), a auxiliar de odontologia Mayara Vitorino teve uma dificuldade a mais para fazer a maratona de questões. Isso porque ela está na reta final da gravidez.
“É bem tenso. Porque eu estou na última semana da minha gestação. Eu vim e não sei se consigo chegar no próximo domingo, mas a gente está aqui para isso”, afirmou Mayara.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 PE no WhatsApp.
À espera de uma menina, Mayara disse que vai tentar uma vaga em odontologia ou direito. Ela contou que foi aprovada num curso superior no ano passado, mas desistiu de fazer quando descobriu que estava grávida.
“Pode nascer nesta semana. Aí eu perco [o segundo dia de provas do Enem]. Não tem como fazer. Perguntei lá dentro e disseram que não [tem outra chance]”, contou.
VÍDEO: candidato de muletas entra em local de prova no Recife no mesmo minuto em que portões são fechados
Candidatos avaliam provas
ENEM 2023 – DOMINGO (5) – RECIFE (PE) – Anderson Rodrigo da Silva, de 22 anos, considerou a prova ‘completa’ e ‘complexa’
Artur Ferraz/g1
Com questões de ciências humanas, linguagens e redação, o primeiro dia de provas do Enem correspondeu às expectativas dos candidatos ouvidos pelo g1 na saída da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.
Um deles foi Anderson Rodrigo da Silva, de 22 anos. Profissional do marketing que deseja seguir carreira no direito, ele considerou a prova “completa” e “complexa”.
“Os conteúdos, principalmente sociais, foram bem abordados. A gente viu aí o protagonismo de assuntos como os povos originários e o papel da mulher na sociedade”, afirmou o candidato.
LEIA TAMBÉM:
Veja cobertura em tempo real do g1 neste primeiro dia do Enem
VÍDEO: candidata no Recife é eliminada da prova após perder RG
Mães esperam na calçada para filhas não se sentirem sozinhas
Show de samba anima candidatos em local de provas no Recife
Sobre a redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, Anderson achou “bem interessante”.
“As pessoas que estavam bem por dentro das mazelas sociais que a gente acompanha conseguiram se sair bem. […] Os assuntos se apresentaram muito contextualizados. Acho que é isso que o estudante espera ver no Enem”, declarou Anderson.
ENEM 2023 – DOMINGO (5) – RECIFE (PE) – Reinaldo Jorge Dias disse que a prova foi ‘tranquila de fazer’
Artur Ferraz/g1
Para o auxiliar de desenvolvimento infantil Reinaldo Jorge Dias, que pretende fazer o curso de filosofia, a prova foi “tranquila de fazer”.
“Não achei nenhum ponto polêmico. Nada além do esperado, na verdade. [..] A redação me pegou um pouquinho porque foi um tema que eu nunca tinha parado para pensar muito, mas, com os textos de apoio, até com a vivência da gente mesmo, dá para desenvolver bem”, contou Reinaldo.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Enem 2023: candidata na reta final da gravidez diz que fez as provas tensa; ‘não sei se consigo chegar no próximo domingo’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.