Enem 2023: mais de 66 mil candidatos em Pernambuco faltaram ao segundo dia de provas


Segundo o Inep, 30,22% dos 218.868 inscritos no estado não compareceram aos locais dos testes no domingo (12). Índice de abstenção foi maior que o de 2022. ENEM 2023 – DOMINGO (12) – RECIFE (PE) – Movimentação de candidatos na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) no segundo dia de provas
Iris Costa/g1
Dos 218.868 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em Pernambuco, 66.144 faltaram ao segundo dia de provas, no domingo (12), o que corresponde a 30,22%. No primeiro domingo de testes, no dia 5 de novembro, 58.875 candidatos não compareceram, o equivalente a 26,9%.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. No Brasil, o índice de abstenção no último dia de provas foi de 32%, o que corresponde a 1.258.857 faltosos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 PE no WhatsApp.
Neste ano, o índice de ausência do segundo dia de provas do Enem em Pernambuco foi maior do que o de 2022, quando 27% dos candidatos faltaram na prova impressa e 48,3% na versão digital. No ano passado, 58.782 dos 187.593 inscritos no estado faltaram à etapa final dos testes: foram 57.735 ausentes nas provas impressas e 1.047 faltosos na modalidade digital.
A segunda etapa do Enem teve testes de matemática e ciências da natureza. No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas das provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, sobre invisibilidade do trabalho de cuidado feito pelas mulheres.
Segundo dia do Enem em PE
Orquestra de frevo anima candidatos no Recife antes do segundo dia de provas do Enem
Clima de carnaval antes da prova – Uma orquestra de frevo animou os candidatos que foram fazer os testes na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, neste domingo (12). Coube à Frevárzea a missão de descontrair os estudantes antes de encararem a maratona de 90 questões (veja vídeo acima).
Oração pelo desempenho do neto – Enquanto o estudante Wanderson Caio, de 18 anos, fazia as provas do Enem na Unicap, a avó dele esperava sentada numa calçada, com um terço na mão. Vestida com uma camisa com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a dona de casa Vera Lúcia Silva, de 54 anos, rezava para a santa, pois tem o sonho de ver o neto se formar na universidade.
LEIA TAMBÉM:
Reveja a cobertura em tempo real do g1 do segundo dia do Enem
Ansiedade como obstáculo – O nível de dificuldade das questões de matemática e ciências da natureza dividiu opiniões dos candidatos no segundo dia de provas do Enem 2023. Além de avaliar o conteúdo abordado no domingo (12), alguns estudantes citaram a ansiedade como um dos principais obstáculos.
Em busca da realização dos sonhos – Idosos que fizeram as provas do Enem na Escola Senador Petrônio Portela, no bairro de Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, demonstraram que sonhos não envelhecem. Entre os candidatos com mais de 60 anos, havia quem quisesse voltar ao mercado e outros que desejam mudar de profissão.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.