Estudantes relatam que não conseguiram fazer o Provão Paulista porque nomes não estavam na lista: ‘Faltei no trabalho’


Segundo Secretaria Estadual da Educação, candidatos que tiveram problemas na inscrição poderão refazer as provas nos dias 14 e 15 de dezembro. Provão Paulista é aplicado para 1ª e 2ª séries mesmo com vazamento de conteúdo
Estudantes de Campinas (SP) relataram à EPTV, afiliada da TV Globo, que não conseguiram fazer o Provão Paulista 2023 nesta sexta-feira (1º) porque os nomes deles não estavam na lista de chamada. Frustrado, um dos jovens contou que precisou viajar de Sumaré (SP) até a metrópole e que até faltou no trabalho na expectativa de realizar o exame.
“É uma falta de respeito. Eu, por exemplo, moro longe. Peguei um busão cinco e pouco da manhã para chegar aqui a tempo, cheguei aqui para não fazer a prova. Achei falta de respeito e desorganizado. Faltei no trabalho, vim fazer a prova, peguei um atestado e, querendo ou não, é uma falta. Segunda-feira vou ter que faltar de novo”, disse o candidato, que não quis se identificar.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) informou que está apurando os casos. Na quarta-feira (29) a pasta já havia informado que uma segunda aplicação da prova deve ser realizada, entre os dias 14 e 15 de dezembro, apenas para estudantes que tiveram problemas para se inscrever na edição de 2023.
Um dos alunos afirmou ainda que os candidatos que não estavam com o nome na lista foram chamados para uma sala separada e que, mais tarde, tiveram que fazer um requerimento para a Secretaria da Educação. Ele ainda não sabe se vai poder fazer a prova. “Muita falta de consideração com nós alunos, porque a gente veio aqui para fazer a prova e não recebeu a prova”.
“Peguei, fui fazer a prova, acordei cedo para vir aqui. Fiquei esperando, não chamaram meu nome. Segunda a gente vai ter que vir de novo, mesmo sabendo que não vai ter prova, para fazer esse mesmo requerimento à Seduc”, detalhou outro estudante.
Alunos da rede pública durante Provão Paulista
Divulgação
Situação parecida na capital
Pelo menos 32 estudantes estão nesta mesma situação, segundo confirmou à TV Globo o Centro Paula Souza. Eles estão matriculados no curso de automação industrial da Etec Getúlio Vargas, no bairro do Ipiranga, na Zona Sul da capital.
Por um erro no sistema, a inscrição deles não foi concluída dentro do prazo, e o grupo foi excluído da prova que começou nesta quarta-feira (29). Um deles chegou a ir até a escola, mas não pôde participar do primeiro dia do exame.
“O Centro Paula Souza lamenta os transtornos provocados por uma falha no cadastramento de uma das turmas de alunos da Etec Getúlio Vargas, da Capital. A unidade informou aos alunos e responsáveis que não haverá prejuízo aos estudantes e que eles farão o Provão ainda em dezembro”.
Vazamento no tema da redação
Outro assunto em apuração é o possível vazamento do tema da redação do Provão Paulista voltado para alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública. O tema “Desafios do combate à fome” já circulava entre usuários do TikTok na noite de quarta-feira (29), um dia antes, portanto, de quando ela seria aplicada para todos os participantes.
Segundo uma usuária da rede social, houve um equívoco na aplicação do exame em sua escola, e a prova que deveria ser aplicada somente nesta quinta chegou às mãos de alunos um dia antes. Por nota, a Seduc afirmou que “recebeu informações de possível vazamento do tema da redação em três escolas localizadas na zona leste de São Paulo, em Campinas e São Carlos.
Diante disso, a Secretaria irá instituir uma comissão, com publicação em Diário Oficial na semana que vem, para apurar o ocorrido no primeiro dia de realização do Provão Paulista, em 29 de novembro”.
O que é o Provão Paulista?
É um novo vestibular pelo qual cinco instituições de ensino superior vinculadas ao governo estadual vão oferecer mais de 15 mil vagas de graduação em 2024.
O público-alvo inclui apenas estudantes de escolas públicas. Quem estuda na rede particular, com ou sem bolsa, fica excluído da disputa.
Trata-se de um vestibular seriado, o que significa que os estudantes do ensino médio fazem as provas nos três anos, acumulando pontuação para o cálculo da nota final, considerada para disputar vagas no ensino superior.
Segundo o edital, “é obrigatória a participação do candidato nas três provas do Provão Paulista Seriado referente às três séries do Ensino Médio para a composição do resultado final do candidato para seleção e aprovação nas Instituições Públicas de Ensino Superior conveniadas”.
Quantas pessoas estão inscritas?
Segundo a Seduc-SP, há 1,2 milhão de pessoas inscritas no Provão Paulista. A maior parte delas estuda na rede estadual paulista e teve a inscrição feita automaticamente.
Ainda segundo dados divulgados pela secretaria, desse total, cerca de 810 mil inscritos farão as provas do primeiro e segundo anos, e pouco menos de 400 mil pessoas são do 3º ano do ensino médio.
Quando acontecem as provas?
As provas do 3º ano acontecem nesta quarta e quinta (29 e 30 de novembro), das 8h às 12h na quarta e das 8h às 13h na quinta.
As provas do 2º ano serão aplicadas na sexta e na segunda (dias 1º e 4) de manhã. Já para o 1º ano, elas acontecem nos mesmos dias, mas no período da tarde. No caso de quem está nesses dois grupos, o vestibular é seriado, ou seja, os estudantes fazem a prova em vários anos consecutivos, e acumula a pontuação para o cálculo da nota final.
Quais vagas estão em disputa?
As vagas não foram criadas especificamente para essa prova, mas foram realocadas de outros processos seletivos das instituições. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por exemplo, retiraram cerca de metade das vagas antes oferecidas pelo processo seletivo que usa a nota do Exame Nacional do Ensino médio (Enem), para que elas sejam concentradas no Provão Paulista.
Já a Universidade Estadual Paulista (Unesp) realocou vagas do vestibular tradicional para o novo processo seletivo. As Fatecs, faculdades de tecnologia mantidas pelo Centro Paula Souza, tiveram uma redução de pelo menos 22% no total de vagas oferecidas no vestibular tradicional do primeiro semestre para oferecer vagas no Provão Paulista. E Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que ofereceu mais de 31 mil vagas no último vestibular, decidiu alocar 2.610 vagas ao Provão Paulista.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.