Candidatos consideraram que a prova teve nível médio de dificuldade e “uma experiência mais tranquila” que o primeiro dia do exame. amigos estudantes Gabriela Ribeiro, Gabriela Bento, Sofhya Vitória de Paula e Cauê Godoy acharam o segundo dia de prova da Unesp 2024 mais tranquilo que o primeiro
Esdras Pereira/g1
Um conto angolano sobre a lebre e o camaleão, a música como auxílio ao tratamento de pessoas com demência e uma reflexão sobre robôs com características humanas estão entre os temas abordados nas 12 questões de linguagens do segundo dia da segunda fase do vestibular 2024 da Unesp.
Alguns candidatos ouvidos pelo g1 na saída da prova classificaram que, em um grau de 0 a 10, a prova desta segunda-feira (11) estaria entre 5 e 6.
📲 VESTIBULOU: clique aqui para entrar na comunidade do g1 sobre vestibular
Os participantes tiveram de responder as questões discursivas que englobam língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte.
E ainda desenvolveram uma redação na linha de “É possível um futuro offline?”, conforme apurou a reportagem (oficialmente, o tema só é divulgado às 20h pela Vunesp). Veja mais sobre a redação na reportagem.
LEIA MAIS:
Redação: Tema : ‘é possível um futuro off-line?’; veja comentários dos candidatos
Temas do 1º dia: 2ª fase tem ditadura argentina, ‘democracia racial’ e simetria do caramujo
Ausentes: Segundo dia da 2ª fase da Unesp 2024 tem abstenção de 12%; índice é maior que no 1º dia
Sonho: Candidata da Unesp sonha ser a 1ª da família na universidade: ‘Se deixar, estudo até o último minuto’
A maioria dos entrevistados considerou como mais simbólica a questão de Português envolvendo o conto tucokwe de Angola sobre a lebre e o camaleão.
Na história africana, os animais participam de caravanas para levar seus produtos em vilas distantes. A lebre costuma ser apressada e perde muitas coisas no meio do caminho, diferentemente do camaleão.
No final, a reflexão diz o seguinte: “Por isso é que a lebre sempre usa a mesma roupa sem graça e o camaleão está sempre trocando de roupa, sempre com as mais lindas e coloridas que existem”.
Questão da Unesp 2024 aborda sensação que aparência dos robôs exerce no ser humano
Getty Images via BBC
Outra pergunta bastante lembrada pelos candidatos foi a de Inglês sobre o chamado “Vale da estranheza”. Essa é uma expressão criada pelo cientista japonês Masahiro Mori. O especialista estudou a hipótese de a semelhança de robôs com pessoas reais causar um sentimento de repulsa.
Além dessas, os participantes encararam várias questões com interpretação de texto, inclusive um de Machado de Assis. Também foram testados sobre escolas literárias, entre outros assuntos.
O grupo de amigos estudantes Gabriela Ribeiro, Gabriela Bento, Sofhya Vitória de Paula e Cauê Godoy saiu aliviado do segundo dia de provas. Comparado ao primeiro dia, todos exaltaram uma “experiência bem mais tranquila”.
“Ontem a humilhação veio, mas hoje foi dia de redenção”, resumiu Godoy.
CALENDÁRIO DA UNESP
12 a 21/12 – provas de habilidades para todos os cursos da capital e para alguns cursos de Bauru;
31/1/2024 – divulgação do resultado final.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
2ª fase da Unesp 2024: prova de linguagens tem conto angolano, música como tratamento e ‘vale da estranheza’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.