Olimpíadas de Matemática foram base para estudante que gabaritou prova no Enem 2023: ‘Capacidade de raciocínio’


Preparação para o vestibular do ITA, considerado um dos mais difíceis do Brasil, também contribuiu com o resultado de Matheus Nóbrega. Matheus Nóbrega na frente do ITA
Matheus Nóbrega / Arquivo pessoal
As participações em olimpíadas de Matemática fizeram Matheus Nóbrega, de 18 anos, amadurecer estratégias e resultados na área. O jovem, de João Pessoa, foi um dos candidatos que gabaritaram a prova da disciplina no Enem 2023.
“Me deu uma base muito boa e a capacidade de raciocínio para resolver questões tranquilhamente e rápido. Você já tem as estratégias, você conhece muito bem a Matemática quando faz olimpíadas porque elas puxam muito do aluno. Você tem que pensar bastante [para resolver questões]”, explicou.
🤳🏽 Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
📲 Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Foi a primeira vez que o estudante fez o Enem. Além das olimpíadas, Matheus também se prepara o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil, onde quer estudar Engenharia da Computação. Mesmo com tanta dedicação, fechar a prova de Matemática foi uma surpresa para ele.
“Eu fiquei muito eufórico. Fiquei muito feliz. Eu esperava tirar uma boa nota, mas não contava com a possibilidade de fechar. Foi uma surpresa”, revelou.
O paraibano também resolveu muitas questões da disciplina. Mais do que isso, só sossegava quando entendia, de fato, no que estava errando.
LEIA TAMBÉM:
✏️ Estudante que gabaritou prova de Matemática do Enem respondia 100 questões por dia
📐 Estudante que tirou nota máxima em Matemática no Enem 2023 dá dicas de como estudar
Apesar disso, o jovem não se cobrava mais do que o necessário. Em média, ele estudava 12 horas por dia. Mas quando estava cansado não insistia, pois tinha consciência que o rendimento dele seria menor. Enquanto isso, conversava com amigos, descansava de outra forma ou se parava para de alimentar.
Matheus também não priorizou um método específico. Ele se esforçava para acompanhar o que era dado em sala de aula e também estudava o que achava interessante. Isso servia de estímulo para que não ficasse entediado com o conteúdo.
Para quem vai começar a encarar a jornada de estudos para o Enem, o estudante deu algumas ficas que funcionaram para ele:
Focar em entender e corrigir os erros;
Conhecer o estilo da prova;
Ler e entender bem as questões;
Tentar não perder tempo na hora da prova;
Buscar o que é mais importante na prova em relação ao conteúdo;
Resolver questões;
Descansar.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.