A primeira etapa do Enem 2024 acontece neste domingo (3), em 1.753 municípios do Brasil. Em Santa Catarina, mais de 94 mil pessoas participam exame, que tem provas de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) neste primeiro dia.
Em todo o país, 4.325.960 mil pessoas estão inscritas para os dois dias de prova. São 140 mil salas para a realização do exame e 10 mil locais de prova em todo o país.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, imprimiu 9 milhões de provas em 18 cadernos de prova diferentes. Mais de 300 mil colaboradores estão envolvidos na organização.
No domingo seguinte (10), dia da segunda etapa do exame, a prova vai abordar questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática. A reportagem do ND Mais preparou algumas dicas para auxiliar candidatos na execução e compreensão do exame.
Dicas de última hora para uma boa redação do Enem
Além de responder 90 questões objetivas, os inscritos na prova precisam desenvolver uma redação, de até 30 linhas, neste primeiro dia de prova. O conteúdo precisa ser elaborado de forma dissertativa-argumentativa e ter uma proposta de intervenção, sobre um tema divulgado apenas no dia da prova .
A nota máxima é de 1.000 pontos e boa nota pode aumentar a média geral, obtida nas provas objetivas. Sem uma boa pontuação na redação, mesmo com boas notas nas questões de múltipla escolha, o candidato pode não conseguir uma boa média final . Alguns critérios podem fazer com que alunos zerem a nota da redação.
Atentar-se ao tema, ler o texto de apoio mais de uma vez e organizar ideias podem ajudar a garantir uma boa nota. Abordar parcialmente o tema, alheio ao recorte temático definido ou, pior, fugir do tema podem prejudicar o resultado.
Entenda o cálculo da nota
Segundo o Inep, a metodologia utilizada para calcular a nota do Enem é um “conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, o seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características das questões”.
Neste modelo, a particularidade de cada questão é considerada, de forma que a nota final não depende do total de questões acertadas, mas de quais perguntas foram respondidas de forma correta. “Duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas a depender de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter notas diferentes”, detalha o órgão.
O peso de cada questão é avaliado baseado em três parâmetros:
- Discriminação: diferencia os participantes que dominam o conteúdo avaliado dos que não dominam;
- Dificuldade: associado à dificuldade da habilidade avaliada na questão. Quanto maior seu valor, mais difícil é a questão;
- Acerto casual: representa a probabilidade de um participante acertar a questão mesmo não dominando a habilidade exigida, o “chute”.
O Inep indica que os valores de cada um dos três parâmetros são definidos a partir de pré-testes a nível nacional, de modo que a prova do Enem 2024 se mantenha no mesmo nível de outros anos.
O cálculo de cada nota é feito baseado na “coerência das respostas” de cada participante. “Espera-se que participantes que acertaram as questões difíceis devam também acertar as questões fáceis, pois, entende-se que a aquisição do conhecimento ocorre de forma cumulativa, de modo que habilidades mais complexas requerem o domínio de habilidades mais simples”, resume o instituto.
O que pode levar?
No dia da prova, o candidato precisa levar documento oficial de identificação com foto (impressos ou digitais), emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, o e-Título ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, é obrigatório o uso de caneta esferográfica transparente com tinta de cor preta.
Devido ao tempo de prova, o Inep permite que o participante se alimente durante o exame, desde que os alimentos estejam em sacos ou vasilhas transparentes. Também é permitido levar garrafas de água, que também precisa ser transparente e estar sem rótulo.
O que não pode levar?
Durante a realização da prova, é proibido o uso de itens como:
- Óculos de sol e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira ou gorro);
- Relógio;
- Fones de ouvido;
- Livros, manuais e anotações;
- Lápis, borracha, régua, corretivo ou canetas de material não transparente;
- Calculadoras.
Antes de entrar na sala da prova, o candidato receberá um envelope para guardar todos os objetos proibidos. Celulares e outros dispositivos eletrônicos deverão estar desligados e dentro desse envelope. Tudo será inspecionado pelos fiscais de prova.
Quais são os horários da prova do Enem 2024?
Uma das principais dicas de última hora é para se atentar ao horário de abertura dos portões. Os locais de prova do Enem serão abertos às 12h. A primeira prova terá duração de 5h30, e a segunda, 5h. Veja a seguir os principais horários:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Horário para sair do local de prova mas sem o caderno de questões: a partir das 15h30
- Horário para sair do local de prova com o caderno de questões: a partir das 18h
- Término da prova do 1º dia: 19hTérmino da prova do 2º dia: 18h30
Passagem de ônibus será ressarcida em Florianópolis
Estudantes que realizarão o Enem 2024, em Florianópolis, poderão solicitar reembolso da passagem de ônibus neste domingo (3) e no próximo, 10 de novembro. O anúncio foi feito pela prefeitura nesta sexta-feira (1º).
Para utilizar o benefício, o candidato deve se deslocar com seu cartão estudante nos dias da prova. Depois, basta enviar uma declaração simples para o e-mail: [email protected].
Todos os candidatos têm até 20 dias após a última prova para solicitar o reembolso.