Os candidatos do Enem 2024 têm, como tema da redação, os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais. No primeiro dia de provas, que acontece neste domingo (3), os candidatos também respondem a questões de ciências humanas, linguagens e códigos.
Neste ano, mais de 4,3 milhões de inscritos estão buscando uma vaga no ensino superior por meio do exame. Os participantes têm cinco horas e meia para concluir a prova.
O segundo dia do exame acontece no próximo domingo (10) e será dedicado às provas de ciências da natureza e matemática, com 45 questões em cada caderno. O tempo de prova será de quatro horas e meia, encerrando o Enem 2024.
Tema da redação do Enem 2024 comporta diferentes aspectos da herança africana
Tradicionalmente, o tema da redação do Enem está associado a questões de relevância para a sociedade. Na edição anterior, o tema escolhido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulher no Brasil”.
Os candidatos precisam escrever um texto no gênero dissertativo-argumentativo e apresentar uma proposta de intervenção a respeito do assunto. No caso da redação deste ano, o tema comporta discussões como racismo institucional e estrutural, valorização de aspectos culturais e religiosos, e o legado de tradições afro-brasileiras.
Na redação do Enem 2024, milhões de estudantes vão escrever sobre o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) November 3, 2024
“Desafios” aparecem pelo terceiro ano consecutivo
Em 2023, a redação do Enem buscou trazer luz às dificuldades de mulheres que, além do trabalho fora de casa, também dedicam parte do seu tempo ao cuidado com familiares ou outros dependentes.
No ano anterior, a proposta discutia os desafios para valorização de culturas e povos tradicionais, muitas, vezes, ignorados em determinados contextos sociais.
O Governo Federal considera, como povos tradicionais, 28 segmentos da sociedade, como quilombolas, caiçaras, ciganos, pescadores, povos de terreiro, ribeirinhos e extrativistas.
Veja os temas da redação nos últimos cinco anos:
- Enem 2023: desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil;
- Enem 2022: desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
- Enem 2021: invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
- Enem 2020: o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
- Enem 2019: democratização do acesso ao cinema no Brasil.
*Com informações do R7.