Grupo de 80 pessoas veio do Arquipélago do Bailique para realizar o exame em Macapá. Região está sendo afetada pela seca e a salinização das águas. Enem 2024: estudantes do Bailique passam até 3 dias em viagem para fazer exame em Macapá
Arquivo pessoal/divulgação
Uma comitiva de 80 estudantes e professores oriundos do Arquipélago de Bailique, região ribeirinha do Amapá, passou por grandes desafios para chegar à Macapá e participar do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo (3).
Os estudantes tiveram que enfrentar a seca e o assoreamento dos rios da região em função da forte estiagem e da salinização das águas, enfrentadas no local.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A viagem durou 16h, mas, alguns estudantes moram em comunidades distantes da Vila Progresso – onde fica o barco de apoio -, e tiveram que sair de casa com antecedência ou poderiam perder a viagem até Macapá.
População se juntou para ‘abrir canais’ e ajudar na vazão da água na região do Bailique, no Amapá.
Arquivo pessoal/divulgação
A gestora da Escola Estadual Filadélfia, Márcia Silva Rocha, contou ao g1 que os estudantes são da região norte do Arquipélago do Bailique e alguns enfrentaram a seca para chegar na cidade.
“Alguns alunos da Escola Filadélfia iniciaram sua jornada já no dia 29 de novembro. A travessia é complicada devido ao assoreamento do rio, que causa secas e os alunos dependem da maré para chegarem a Vila Progresso para pegarem outra embarcação até Macapá e mais o problema da salinização das águas, afetando todas as comunidades locais”, explicou.
Os estudantes que vieram das escolas Bosque do Amapá, Filadélfia, Nair Cordeiro, Carneiro, Itamatatuba chegaram em Macapá nesta sexta-feira (1º) e mesmo cansados da viagem, conseguiram participar de uma revisão geral dos conteúdos, através da Central do Enem, ofertada pelo Governo do Amapá.
Por conta da dificuldade em chegar na capital, o grupo está sendo mantido pelo governo que oferece transporte até os locais de provas, além de alimentação e hospedagem até o último dia de prova, realizado no próximo domingo (10).
LEIA TAMBÉM:
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Ainda segundo a gestora, os estudantes não desistem dos objetivos, mesmo com tantas dificuldades.
“Apesar desses obstáculos, esses jovens persistem em busca de seus objetivos. Estamos orgulhosos de testemunhar a determinação desses alunos”, finaliza.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova, em aproximadamente 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios por todo o Brasil.
Ribeirinhos puxam embarcações para não ficarem isolados após seca de rios no Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: