Conheça o Salvaguarda, projeto desenvolvido por jovem que passou na USP para ajudar alunos a entrar na universidade


Projeto criado por Vinicius Andrade vai além da informação: estudantes têm acesso a apoio psicológico, tutores para melhorar a redação, reforço escolar e orientação vocacional. Aluno da USP cria projeto para ajudar alunos de escola pública a entrar na universidade
O Globo Repórter foi até Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para conhecer o criador da iniciativa que ajuda jovens de escola pública a entrar na universidade: Vinicius Andrade. No projeto, os estudantes têm acesso a apoio psicológico, tutores para melhorar a redação, reforço escolar e orientação vocacional, além de receberem informações que o governo oferece para universitários de baixa renda em todo o Brasil.
O pai de Vinicius é torneiro mecânico, a mãe cozinheira, e há muitos irmãos na família. Entrar na USP de Ribeirão Preto, uma faculdade de excelência, aumentou a sensação de que existem dois mundos diferentes.
“Toda sala de aula lá tem ar-condicionado, uma coisa que até hoje para mim não é comum, não é trivial. Ônibus circular interno, restaurante universitário e colegas com origens financeiras muito diferentes da minha”, relatou.
Vinicius trabalhando na lanchonete da mãe
Reprodução/TV Globo
Vinicius, que é formado em Economia, conta que percebeu que para os alunos de escolas públicas, o problema não era o desinteresse em entrar na universidade, pois os dados mostram que a maioria deseja ingressar. Eles estavam sendo muitas vezes limitados pela falta de informação. Foi aí que ele criou o projeto Salvaguarda.
“O Salvaguarda é um programa que auxilia quem é de escola pública a entender quais possibilidades têm de direito após o fim do ensino médio. A ideia é auxiliar o estudante tanto na escolha do que fazer após o ensino médio quanto na jornada rumo aonde ele deseja ingressar”, explicou.
Salvaguarda: projeto criado por jovem que passou na USP para ajudar alunos a entrar na universidade
Reprodução/TV Globo
Transformando vidas em Itabira (MG)
O Globo Repórter também viajou até Itabira para encontrar as gêmeas Valéria e Vanessa, que estão começando a remover as muitas pedras que estão em seu caminho, com a ajuda do Salvaguarda. Elas descobriram que tinham a chance de estudar em uma universidade pública graças ao projeto.
“Nunca pensei que havia cursinhos gratuitos para o Enem, porque eu não sabia, sabe?”, compartilha Vanessa Oliveira Nicodemos.
As meninas estão cursando Engenharia de Produção em uma universidade federal em Itabira. E, para alcançar esse objetivo, elas contaram com o apoio do projeto, que as encorajou a sair de casa e morar em uma república, enfrentando as dificuldades dos primeiros tempos de faculdade.
“O primeiro período já foi um baque porque a gente não tinha visto as matérias no ensino médio”, relata Vanessa.
Gêmeas entram na universidade federal de Itabira (MG) com a ajuda do Salvaguarda
Reprodução/TV Globo
O projeto Salvaguarda também foi um dos ganhadores da 2ª edição do Prêmio LED, que está em sua terceira edição e segue com inscrições abertas até o dia 27 de setembro através do site www.movimentoled.com.br.
Vinicius Andrade, fundador do Salvaguarda no prêmio LED
Reprodução/TV Globo
Assista à íntegra do programa abaixo:
Edição de 01/09/2023
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.