Mandados por roubo e estupro de vulnerável foram cumpridos em Bagre e Marituba. Pará teve 229 mil inscritos para fazer Enem em 144 cidades. Enem 2023: Câmeras foram usadas no Pará em auxílio a equipes de segurança para monitorar locais de provas
Juliana Alvarez/TV Liberal
Dois candidados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram presos no Pará. As prisões ocorreram em Bagre, no Marajó, e em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, esta semana, mas só foram divulgadas pelo Estado na tarde deste domingo (5).
“Os dois mandados, cumpridos pela Polícia Civil e Polícia Federal em conjunto, não têm relação com o Enem. Eram pessoas inscritas que possuiam mandados decorrentes de roubo e estupro de vulnerável. Foi identificado bem antes e a gente cumpriu esses mandados”, disse o secretário de segurança do Pará, Ualame Machado.
Questionada, a Segup não especificou a data da prisão, nem deu detalhes sobre os crimes e os suspeitos.
O primeiro dia de Enem não teve registro de intercorrências, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Segup) em balanço realizado na tarde deste domingo (5).
No Pará, 229.179 estavam inscritos para realizar as provas em 144 municípios.
Quase mil câmeras de videomonitoramento eletrônico auxiliaram agentes de segurança a monitorar os locais de prova, sendo cerca de 350 delas na Região Metropolitana de Belém.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BELÉM (PA) – Estudantes chegam para o primeiro dia do Enem na UFPA
Marcus Passos/g1 Pará
Houve falta de energia em três locais de prova, mas o problema teria sido resolvido sem afetar a realização do certame, ainda conforme o Estado.
Dia de prova com marmita, cia da família e atraso
Em Belém, uma mulher tentou entrar na UFPA para fazer a prova, mas o portão estava fechando e ela ficou de fora. Pessoas que estavam no local tentaram intevir e gritaram para que ela descesse do carro e fosse ao local correndo enquanto o veículo estacioanava.
Enem 2023: fechamento dos portões da UFPA, em Belém
Por outro lado, muitos candidatos chegaram horas antes na federal em Belém, uns dos principais locais de prova. Anne Teixeira Sofia, de 16 anos, por exemplo, até levou uma marmita e chegou às 10h, acompanhada da mãe, ao local onde ia fazer o Enem pela primeira vez. “Eu vi a dica de trazer almoço no Tik Tok. A dica também era não trazer coisas como energético ou chocolate, nem coisa que não você não tá habituado a comer”, diz.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – BELÉM (PA) – Anne Teixeira, 16 anos, tenta vaga para o curso de Direito, e fará Enem pela primeira vez este ano, na UFPA. Levou uma quentinha com bife, arroz e salada: “peguei essa dica no Tik Tok”
Marcus Passos/g1 Pará
Leia mais:
Candidatos chegam cedo à UFPA para a prova do Enem 2023: ‘trouxe até marmita. Vi essa dica no Tik Tok’
Primeiro dia de prova do Enem 2023 na UFPA tem candidata atrasada e mães dispostas a esperar filhos por horas, em Belém
A 400 km de distância: candidata do Pará é lotada para fazer prova do Enem no Maranhão: ‘É revoltante!’
Estudante autista tenta realizar sonho de entrar na universidade no PA pelo Enem: ‘pessoas com deficiência nunca devem desistir. Somos capazes’
Enem 2023: estudantes na reta final focam na saúde mental e descanso para realização de uma boa prova
O Enem 2023 é realizado em duas etapas: Neste domingo (5), os estudantes respondeream questões correspondentes a Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Eles também fizeram a redação.
Já a segunda fase, realizada no domingo (12), os candidatos vão responder matemática, biologia, física e química.
Veja mais informações sobre o Enem aqui
Saiba tudo sobre o estado no g1 Pará
Suspeitos de crimes, candidatos do Enem são presos antes da realização da prova no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.