Primeiro dia do Enem 2023 também contou com provas de linguagens e ciências humanas. “ENEM 2023 – DOMINGO (5) – MANAUS (AM) – Candidatos após saída da prova do Enem na unidade do CMPM V em Manaus
Hariel Fontenelle/ g1 AM
Candidatos de Manaus que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5), primeiro dia da aplicação das provas, avaliaram o tema da redação como “difícil” e “confuso”.
LEIA TAMBÉM
Enem 2023: programa do g1 corrige questões do 1° dia; SIGA
Neste ano, os inscritos tiveram que desenvolver uma dissertação sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Especialistas ouvidos pelo g1 avaliam que o tema está dentro do perfil de prova do Enem, por tratar de um problema social relevante e exigir uma boa proposta de intervenção.
Estudante do ensino médio, Miguel de Oliveira, de 17 anos, avaliou o primeiro dia do exame como cansativo.
“ENEM 2023 – DOMINGO (5) – MANAUS (AM) – O estudante Miguel de Oliveira, de 17 anos, avaliou o primeiro dia como cansativo.
Hariel Fontenelle/ g1
“Foi bem cansativo. A prova exigiu muito. Sobre a redação, eu gostei do tema e deu para desenvolver. Mas admito que foi cansativo e um pouco difícil. Estou confiante até”, afirmou o estudante.
Esta é a segunda participação do estudante no Enem. Ele busca uma vaga em engenharia ou ciência da computação.
A candidata Nicole Vitória, de 17 anos, avaliou as provas do Enem como fáceis. Mas afirmou que se surpreendeu com o tema da redação.
“A prova foi até tranquila. Mas a redação foi um assunto que eu não estava esperando. Tinha me preparado para todo tipo de assunto, e isso me surpreendeu bastante”, comentou a estudante.
Nicole disse que o sonho dela é cursar enfermagem em alguma faculdade pública.
A estudante Anne Talyta, de 17 anos, se disse otimista com o exame. Ao g1, ela afirmou que era a primeira participação no exame. Apesar de estar confiante, a estudante destacou que as questões apresentavam textos enormes. Com isso, ela avaliou a prova como “difícil”.
“Como minha primeira experiência, eu achei bem cansativo e difícil. Eu acho que teve muita interpretação de texto. Poderia ter mais os assuntos que eles solicitaram no plano de estudos. É muito cansativo, textos enormes, e com uma linguagem muito difícil. Poderia ser mais direto”, opinou a estudante.
O sonho da estudante é cursar medicina e direito na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O estudante Júlio César Abreu, de 15 anos, explicou que participou do Enem 2023 para adquirir mais experiência para os próximos anos. Apesar de estar no primeiro ano do ensino médio, classificou a prova como difícil, mas gostou do tema da redação.
“Sou do primeiro ano. Então, tinha assuntos que eu ainda não estudei. Por isso, acho que a prova estava difícil. Sobre a redação, eu achei o tema atual e necessário. Como pratico métodos de redação, para mim foi tranquilo”, explicou.
O estudante afirmou que está ansioso para a divulgação do gabarito oficial, e que o sonho dele é ser médico.
Provas
Como nos anos anteriores, as provas serão realizadas em dois domingos e estão previstas para os dias 5 e 12 de novembro. As provas são aplicadas em 57 municípios amazonenses. No estado, são 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Candidatos do Enem 2023 em Manaus avaliam tema da redação como ‘difícil’ e ‘confuso’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.