Frente Parlamentar da Agropecuária, integrada por parlamentares ruralistas, divulgou nota em que pede explicações do governo sobre três questões do exame realizado neste domingo (5). A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou nota nesta segunda-feira (6) em que pede ao governo federal explicações sobre questões da primeira etapa do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), aplicada neste domingo (5).
No documento, a FPA pede a anulação de três questões (89, 70 e 71) do Exame, pois, na avaliação da entidade, as perguntas “são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica” e permitem “que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista”.
A FPA diz ainda que as questões têm “cunho ideológico”, e foram elaboradas “sem critério científico ou acadêmico”.
Na nota, o grupo de parlamentares ligado ao agronegócio pede a anulação das três questões. E afirma que apresentará um requerimento de convocação do Ministro da Educação, Camilo Santana, para audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado sobre o tema.
A bancada do agronegócio diz ainda que pedirá informações ao Ministério da Educação “sobre a banca organizadora do Enem 2023 e referências bibliográficas utilizadas para a construção do exame”.
Enem
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cerca de 3,9 milhões se inscreveram para realizar o Enem neste ano. A taxa de abstenção foi de 28,1%.
No primeiro dia de provas, os estudantes fizeram:
📚 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol)
📖 45 questões de ciências humanas
📝 Redação
O Enem serve como ingresso para universidades e institutos públicos e privados. É realizado por estudantes ao término da educação básica.
O Enem pode ser critério único ou complementar dos processos seletivos e também para acesso, por exemplo, ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados do exame Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas.
Enem 2023: bancada do agro pede anulação de questões com ‘ideologia’ e quer convocar ministro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.