Enem 2023: segundo dia de provas terá questões de ciências da natureza e matemática; veja horário de abertura dos portões no Acre


Neste domingo (12), os estudantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia. Além da avaliação de matemática, com mais 45 questões. Neste domingo (12), os estudantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia. Além da avaliação de matemática, com mais 45 questões.
Iryá Rodrigues/g1
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será aplicada neste domingo (12) em todo o Brasil. No Acre, são mais de 24,2 mil candidatos inscritos para esta edição. Os estudantes devem ficar atentos porque neste segundo dia o tempo para responder as questões é menor.
ENEM 2023:
✅ Canal do g1: Enem 2023
Quantos minutos gastar por questão? É melhor começar pelas perguntas ou pela redação?
Ao todo, 24.278 estudantes se inscreveram para o Enem este ano no estado, e o Acre teve a maior taxa de faltosos do país no primeiro dia: mais de 8 mil inscritos não compareceram.
Quem perdeu o exame na semana passada pode fazer a segunda prova sem nenhum impedimento. Neste domingo (12), os estudantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia. Além da avaliação de matemática, com mais 45 questões.
O horário de início das provas será o mesmo do primeiro dia, mas os candidatos devem ficar atentos porque neste domingo (12) o tempo do exame é 30 minutos mais curto.
De olho no relógio
Abertura dos portões: 10h (horário do Acre)
Fechamento dos portões: 11h (horário do Acre)
Início das provas: 11h30 (horário do Acre)
Término das provas no 2º dia: 16h30 (horário do Acre)
Transporte em Rio Branco
Após a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) informar que não haveria gratuidade no transporte público para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, a prefeitura de Rio Branco fechou um acordo com o governo do estado para não cobrar passagem dos inscritos nos dias de prova.
Em entrevista à Rede Amazônica Acre na manhã deste sábado, o secretário de Assuntos Governamentais Alysson Bestene afirmou que o acordo foi fechado por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que também vai disponibilizar 400 ônibus escolares para o deslocamento de participantes da zona rural da capital acreana, e do interior do estado.
Os participantes da capital precisarão entregar cópias do comprovante de inscrição aos motoristas dos ônibus para prestação de contas à SEE. Para cada viagem, o inscrito precisará entregar uma cópia, ou seja, uma na ida e outra na volta, totalizando quatro cópias nos dois domingos de provas.
Os participantes do interior não precisarão apresentar o comprovante, já que o transporte será feito em veículos da própria secretaria.
Porém, após problemas na hora de utilizar a gratuidade oferecida pelo governo, apenas 93 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) conseguiram usar o benefício no primeiro dia de provas, no último domingo (5), em Rio Branco. O balanço é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).
Ainda conforme os dados, 11.507 pessoas utilizaram o transporte público na capital nesse domingo. Ao todo, a empresa de transporte público recebeu 186 cópias de inscrições dos candidatos.
Os candidatos relataram demora no horário dos ônibus e outros afirmaram que souberam da gratuidade em cima da hora e não conseguiram tirar cópia da inscrição.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode no dia da prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Reveja os telejornais do Acre

Adicionar aos favoritos o Link permanente.