Iara Aparecida Rosa tem 33 anos e precisou interromper os estudos quando jovem. Ela conciliou EJA com trabalho de diarista para se preparar para prova em Florianópolis. Candidata formada no EJA conta rotina de estudos para fazer Enem em Florianópolis
Iara Aparecida Rosa, de 33 anos, estava logo ao lado do portão de entrada do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, no final da manhã deste domingo (12) pronta para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Após concluir o curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA), ela sonha com a primeira faculdade e quer inspirar os filhos a seguir o caminho os estudos.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
A candidata é natural do Paraná, mas mora com o marido e os três filhos em Florianópolis há cinco anos. Ela precisou interromper os estudos quando mais jovem e teve no EJA um recomeço. Os filhos têm 13, 10 e 6 anos.
“Eu casei, tenho três filhos. Eu tive que interromper os estudos. No ano de 2020, eu voltei a estudar. Acabei o EJA este ano e já entrei no Enem. É a primeira vez que eu vou fazer o Enem”, contou.
Ela relatou que foi complicado levar a rotina de estudos com o trabalho e as responsabilidades em casa.
“Hoje, eu já consegui um trabalho de carteira assinada como auxiliar de cozinha. Mas, na época [do EJA], eu estava trabalhando de diarista, de faxina. Então foi bem difícil conciliar o serviço, conciliar os trabalhos de casa, com os filhos, e o estudo. Chegava às vezes muito cansada, mas mesmo assim eu ia para a aula”.
ENEM 2023 -DOMINGO (5) – FLORIANÓPOLIS (SC) – Iara Aparecida Rosa faz Enem depois de fazer o EJA para tentar primeira graduação
Joana Caldas/g1
Com o Enem, ela espera conseguir um desconto em uma faculdade. Também quer inspirar os filhos.
“Vou fazer [o Enem] porque eu tenho o meu sonho, que é realizar, fazer uma faculdade, concluir uma faculdade de fisioterapia ou gestão de pessoas. E também para incentivar meus filhos, para ser inspiração para eles primeiramente. Para eles quererem cada vez mais melhorar, estudar sempre”.
Feliz em concluir o EJA, ela está determinada a alcançar muito mais.
“Para mim [terminar o EJA] foi uma grande gratificação, uma grande conquista. Eu consegui chegar e concluir o ensino médio. E mais uma conquista é o ENEM e a faculdade, que eu já creio que vai dar certo”.
Enem 2023: provas e correção
Santa Catarina tem 91.261 inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. As provas acontecem em 56 municípios.
No primeiro dia, no domingo (5), a abstenção no estado ficou em 26,4% e 24 mil candidatos não compareceram aos locais de prova. Quem faltou, pode fazer a prova de hoje normalmente.
Florianópolis é o município onde mais inscritos farão as provas. No total, 11.316 candidatos têm a capital catarinense como local do exame.
O número de candidatos em Santa Catarina representa 2,3% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O segundo dia de provas terá questões matemática e ciências da natureza. No último domingo foram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.
O g1 trará o gabarito extraoficial das questões e fará a correção da prova ao vivo com professores do Anglo.
Confira aqui o passo a passo para consultar seu local de prova e tudo mais o que você precisa saber sobre o Enem.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Candidata faz Enem após concluir EJA e sonha com 1ª faculdade: ‘Ser inspiração para meus filhos’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.