Sabrina Souza dos Santos estava na condição de treineira e no primeiro dia, chegou 30 minutos antes no local de prova. Ela disse que pegou dois ônibus antes de chegar ao Terminal Urbano. Ao tentar pegar o terceiro, coletivo já tinha saído. Sabrina Souza dos Santos tem 17 anos e não conseguiu nem chegar ao local de prova por causa da demora dos ônibus em Rio Branco
Aline Nascimento/g1
Sabrina Souza dos Santos, de 17 anos, não teve a chance nem de chegar até o local de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (12) em Rio Branco. A demora no transporte coletivo fez com que ela não comparecesse ao segundo dia do exame.
ENEM 2023:
✅ Canal do g1: Enem 2023
PERGUNTAS E RESPOSTAS: o que acontece se faltar no Enem?
Estudantes relatam demora de mais de uma hora para usar ônibus no 2º dia do Enem 2023 no AC: ‘a gente se vê de mãos atadas’
A estudante estava na condição de “treineira” e esta era a primeira vez que fazia o Enem. Ela contou ao g1 que precisou pegar dois ônibus até chegar ao Terminal Urbano, no Centro da capital, para então entrar no terceiro, que o levaria até à escola Marilda Gouveia Viana, no bairro João Eduardo II.
No entanto, mesmo se programando para não se atrasar, chegou ao Terminal por volta das 10h13, faltando pouco mais de 40 minutos para o fechamento dos portões. Assim que chegou, o ônibus que o levaria ao local de prova já havia saído.
“Eu fiquei esperando [outro] até 10h45, aí ele não passou. Até pensei em pegar um Uber moto, mas não ia dar tempo. É a primeira vez que faço o Enem, ia fazer de teste. Fiz semana passada, cheguei até 30 minutos antes […] dá uma frustração porque de humanas e redação agora eu sei como é, mas agora de exatas, do segundo dia, eu não sei como é, e eu queria saber para no ano que vem eu estar mais preparada e saber como eu poderia sair”, contou.
Reclamações
A Elizabete Silva Lima, de 22 anos, decidiu pedir um transporte de aplicativo para evitar atraso. A jovem saiu de casa às 9h20 e reclamou da demora do ônibus no Terminal Urbano. Ela vai fazer o Enem no Colégio Terezinha Miguéis, no bairro Santa Helena.
“Eu estou com muito medo de chegar um pouco atrasada e virar um meme, mas eu consegui pedir o Uber, então estou indo de Uber mais rápido. Eu vim de ônibus, mas eu peguei o Uber, para não ter erro e não chegar atrasada. Estou confiante, vai dar tudo certo, se Deus quiser”, comentou.
Elizabete Silva (à esquerda), Alan e Aline Santos (à direita) usaram a gratuidade, mas relataram demora dos ônibus; por medo de perder a prova, Elizabete saiu do Terminal Urbano e pediu transporte por aplicativo
Aline Nascimento/g1
No Acre, cerca de 16 mil candidatos estão aptos a realizar a prova e tentar uma vaga no ensino superior, já que 33,2% dos inscritos não compareceram no primeiro dia. Apesar de não haver impedimentos, os candidatos não podem zerar nenhuma área do conhecimento.
Os estudantes devem ficar atentos porque neste segundo dia, o tempo para responder as 90 questões é menor: 4h30.
‘Devolução’ de 13 linhas
A empresa de transporte público Ricco Transportes, única que opera na capital, comunicou à prefeitura de Rio Branco que vai “devolver” 13 linhas da capital acreana. A RBTrans alegou que a empresa não deve retirar os carros antes de 30 dias e que o impasse não deve afetar as linhas no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (12).
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o secretário municipal de Gestão, Jonathan Santiago, disse que, na verdade, o comunicado vale para os 30 dias seguintes à sua redação, e negou que as linhas devem parar neste fim de semana, durante o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nem a partir desta segunda-feira (13).
Ao todo, 24.278 estudantes se inscreveram para o Enem este ano no estado, e o Acre teve a maior taxa de faltosos do país no primeiro dia: mais de 8 mil inscritos não compareceram.
Quem perdeu o exame na semana passada pode fazer a segunda prova sem nenhum impedimento. Neste domingo (12), os estudantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia. Além da avaliação de matemática, com mais 45 questões.
O horário de início das provas será o mesmo do primeiro dia, mas os candidatos devem ficar atentos porque neste domingo (12) o tempo do exame é 30 minutos mais curto.
Reveja os telejornais do Acre
Jovem perde ônibus e não consegue chegar ao local de prova do Enem 2023 no AC: ‘dá uma frustração’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.