Além de pensar em como resolver as questões, os estudantes também tiveram que elaborar táticas para driblar o calorão deste domingo (12). André Luiz Rodrigues Fernandes (à dir.) e Augusto Sorrigotti (à esq.)
Esdras Pereira/g1
As questões de ciências da natureza e matemática foram menos desafiadoras para os candidatos que prestaram o 2º dia de provas do Enem, neste domingo (SP), que o calor de 37º que “esquentou” São Carlos (SP).
📲 VESTIBULOU: clique aqui para entrar na comunidade do g1 sobre vestibular
Além de pensar em como resolver as questões, os estudantes também tiveram que elaborar estratégias para driblar o calorão. O estudante André Luiz Rodrigues Fernandes, de 18 anos, que fez a prova na Unicep, usou como tática sentar perto da janela, onde há maior circulação de ar.
“Frequentar o banheiro foi a pior parte, estava um forno. Mas na sala, alguns ventiladores também estavam quebrados, o que deixou tudo mais difícil”, contou.
Estudantes começam a sair da prova do Enem em São Carlos
O jovem contou que tomou, pelo menos, um litro e meio de água durante a prova para tentar se refrescar.
O candidato pretende usar o nota da prova para estudar fora do país. “Quero cursar Artes em Portugal ou Canadá, sempre sonhei”, disse.
Já o estudante Augusto Sorrigotti, de 22 anos, contou que a cada um terço de prova realizada, ia até o banheiro para lavar o rosto e tentar se refrescar.
“Fiz um terço da prova, aí fui no banheiro lavar o rosto. Dois terços, banheiro de novo para lavar o rosto”, comentou.
Além do calor, uma das coisas que mais chamou atenção dele foi a sala vazia. “50% faltaram”, contou. Sorrigotti já estuda Engenharia Agronômica e quer conseguir uma bolsa do Prouni.
Como o segundo dia trouxe temas mais relacionados à área que tem afinidade, ele foi sincero na análise da dificuldade. “Mais interpretação, matemática básica mesmo. Aquela matemática que a gente chama de ‘conta de padaria'”, resumiu.
VEJA TAMBÉM:
AO VIVO: Acompanhe a cobertura do 2º dia de provas em São Carlos
FÉ TAMBÉM VALE: Jovens fazem orações e distribuem água e chocolates para candidatos
Enem
Local de prova do Enem, Unicep tem estudantes de São Carlos
Esdras Pereira/g1
Neste domingo (12), os mais de 24 mil candidatos de São Carlos, Araraquara e mais 13 cidades da região realizam o 2º dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Nesta etapa os estudantes terão que responder 90 perguntas de matemática, física, química e biologia, em apenas 5 horas. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30. Os portões são fechados às 13h.
A partir das 18h, o g1 irá fazer uma correção ao vivo do 2º dia de prova. O gabarito oficial está previsto para ser divulgado no dia 24 de novembro.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.
Sentar perto da janela e lavar o rosto durante prova: candidatos de São Carlos traçam estratégias para enfrentar calorão durante Enem
Adicionar aos favoritos o Link permanente.