Fuvest 2024: estudante encara viagem de 20 horas para fazer a prova da 1ª fase em São Carlos


Cícero Wolney, de 17 anos, busca uma vaga em arquitetura e urbanismo na USP. Os mais de 800 km de trajeto não desanimaram o jovem neste domingo (19). Cícero Wolney, de 17 anos, encarou viagem de mais de 800 km para fazer a 1ª fase da Fuvest em São Carlos
Fabiana Assis/g1
O estudante Cícero Wolney, de 17 anos, encarou uma viagem de 20 horas para prestar a 1ª fase da Fuvest, neste domingo (19), em São Carlos (SP). Natural de Campo Grande (MS), foram mais 800 km de trajeto para tentar uma vaga em arquitetura e urbanismo.
Ele está entre os 1.989 candidatos que fazem a prova na Unicep. No município, 2.590 inscritos são esperados.
📲 Estudando para o vestibular? Entre na comunidade e acompanhe as principais notícias sobre as provas
Nesta etapa, os participantes devem responder 90 questões de múltipla escolha de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Os portões abrem às 12h. O exame terá início às 13h e cinco horas de duração.
LEIA TAMBÉM: Fuvest 2024: São Carlos e Pirassununga esperam 3,7 mil inscritos na 1ª fase neste domingo
Busca por vaga em arquitetura após visita
Ele vai tentar uma vaga pela Fuvest e pelo SiSu. A escolha do curso foi depois de uma visita da escola estadual a São Carlos.
“Eu fui um dos alunos escolhidos para esse passeio e visitei a universidade. Eu gostei e fiquei com isso na cabeça, de que eu queria vir para cá e por isso que tentei aqui. Eu estou confiante”, disse.
Ele veio sozinho, mas os pais estão na torcida à distância. Depois das 5 horas de prova, ele volta para MS na noite deste domingo e só chegará em casa na tarde de segunda (20).
1ª fase da Fuvest
Ao todo, 110.399 pessoas, sendo 99.573 candidatos e 10.826 treineiros (estudantes que ainda não concluíram o ensino médio), buscam uma das 8.147 vagas oferecidas pela universidade para o ano letivo de 2024.
As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.
Veja mais notícias de vestibulares no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.