Professores de cursinho listaram temas que podem ser abordados nas 36 questões que serão aplicadas no domingo (10) e na segunda-feira (11). Estudantes têm 5 horas para fazer provas. Prova Unesp
Flávio Moraes/g1
A segunda fase do vestibular da Unesp 2024 será aplicada neste domingo (10) e segunda-feira (11) para 32.523 estudantes. Após 3 anos, as provas desta etapa voltam a ter questões discursivas (entenda abaixo).
Professores do colégio Oficina do Estudante enviaram ao g1 os possíveis temas que podem ser abordados nas questões de humanas e outras disciplinas. (confira mais abaixo as opiniões).
📲 VESTIBULOU: clique aqui para entrar na comunidade do g1 sobre vestibular
Como é a prova da 2ª fase da Unesp?
Os portões dos locais de prova serão fechados às 14h. Cada prova terá a duração máxima de 5 horas (estudantes podem sair após 3 horas) e foram divididas da seguinte forma:
DOMINGO (10): são 24 questões contemplando as áreas de ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e matemática e suas tecnologias (matemática).
SEGUNDA-FEIRA (11): são 12 questões contemplando a área de linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e uma redação.
Em 2020, 2021 e 2022, as provas de segunda fase foram compostas apenas por questões de múltipla escolha. A alteração foi uma adaptação à pandemia do novo coronavírus e buscava amenizar o impacto das perdas educacionais no vestibular.
LEIA TAMBÉM:
Redação da Unesp 2024: veja dicas para arrasar e ter uma boa nota
Veja lista de aprovados para a 2ª fase do vestibular da Unesp
Veja os temas que foram abordados na 1ª fase da Unesp
Humanas na Unesp
História
Segundo o professor de história Felipe Melo, os temas contemporâneos tendem a cair, como por exemplo:
inteligência artificial e seus efeitos;
questões ambientais;
debates sobre a lei de cotas;
guerra na Ucrânia
conflito entre palestinos e israelitas.
A inteligência artificial pode ser tema da 2ª fase da Unesp
Getty Images via BBC
“Não podemos esquecer de Era Vargas, que pode aparecer, a partir das conquistas trabalhistas do período, a ditadura do Estado Novo e a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Já sobre ditadura militar, devemos observar as discussões sobre a importância do AI-5, as violações dos direitos humanos, o milagre econômico e a luta pela redemocratização, afirmou o professor.
Humanidades
Já em relação aos possíveis debates que a Unesp pode trazer, o professor de humanidades Silvio Sawaya tem algumas sugestões: religião, pensamento mítico x filosófico x científico; ética, iluminismo e progresso.
“Um tema atual é o da relação entre homem e natureza, que pode aparecer por meio da visão eurocêntrica (Descartes e Bacon), na qual o homem deve conhecer a natureza para dominá-la, ou na visão contrária, que busca compreender o homem, como parte da natureza, e que deve aprender a ter um outro comportamento diante dela, como na visão de Ailton Krenak, Davi Yanomami, entre outros”, disse.
Ele relembra que é muito comum aparecer comparações de texto. “Utilize o seu repertório aprendido, ao longo desses anos, pois a Unesp cobra determinados conceitos, como ‘metafísica’, ‘idealismo’, ‘inatismo’, ‘ceticismo’, ‘dogmatismo’ entre outros. Mas caso desconheça ou não lembre de determinados conceitos, tentar buscar referências no próprio texto de apoio”, aconselhou.
Na opinião do professor Daniel Simões, a interdisciplinaridade pode aparecer nas questões de geografia. “Temas como mudanças climáticas e efeito estufa são fortíssimos e podem aparecer ligados tanto à biologia quanto à química; já com história e sociologia, assuntos relacionados a padrão demográfico, o fato da população brasileira estar envelhecendo em uma velocidade muito rápida; as desigualdades regionais e também sociais do país, comparações entre regiões e questões ligadas à distribuição de renda e taxação de grandes fortunas”
O professor lembra que a agropecuária brasileira sempre está entre os temas da segunda fase, desde questões sobre onde é plantado ou como é comercializado cada produto, por quais caminhos (portos) são transportados. Urbanização brasileira e geopolítica também podem ser abordados, segundo ele.
Agropecuária brasileira pode ser tema da 2ª fase da Unesp
Fabiano Bastos/Divulgação
Outras disciplinas:
Biologia: perguntas sobre ecologia, genética e evolução eram temas que quase sempre apareciam nas provas, pode ser que sejam cobrados. (professor Gustavo Camacho)
Inglês: questões de língua estrangeira relacionadas com Ciências Humanas, por exemplo, história do movimento negro norte americano e feminismo e, também, com Ciências da Natureza sobre assuntos aquecimento global e a preservação da Amazônia. (professor Márcio Pantoja).
Matemática: dois tópicos-chave devem ser abordados, a geometria plana e funções, além de questões sobre geometria espacial. (professor Mário Fernandes).
Gramática e interpretação de texto: pronomes relativos: função sintática e coesão; e também, análise sintática podem ser bons temas. (professora Liliane Negrão).
Física: questões sobre resistores, ondulatória, hidrostática, energia, trabalho e potência, reflexão da luz e espelhos, estática, campo elétrico, gases e termodinâmica são os mais prováveis de aparecer. (professor Wander Azanha).
Literatura: não há lista de leituras obrigatórias, portanto, a atenção especial deve ser dada aos gêneros curtos, como poesia lírica, conto e crônica. (professor André Barbosa).
Química: podemos encontrar concentração de soluções, identificação de funções orgânicas e termoquímica. cinética química, pH e funções inorgânicas – assuntos que não apareceram na 1a fase têm mais chances de aparecer. (professora Tathiana Guizellini).
Dicas dos professores
Como a prova é discursiva, é preciso ter atenção redobrada na interpretação de texto e na gramática ao responder;
A Unesp costuma trazer perguntas com dois itens e abordar assuntos diferentes em cada um deles;
Compreensão abrangente dos conteúdos e a leitura atenta dos enunciados é fundamental: faça a prova com calma.
Calendário da Unesp 2024:
10/12 – 1º dia da 2ª fase – Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática – abertura dos portões às 13h;
11/12 – 2º dia da 2ª fase – Linguagens e Códigos e Redação – abertura dos portões às 13h;
12 a 21/12 – provas de habilidades para todos os cursos da capital e para alguns cursos de Bauru;
31/1/2024 – divulgação do resultado final.
VÍDEOS DO PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Unesp 2024: veja temas que podem cair nas provas da 2ª fase; questões voltam a ser discursivas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.