Jovem de 19 anos diz que estou sozinha e fez cursinho para reforçar rotina de estudos; Em Sergipe, três candidatos alcançaram a nota máxima. Heloísa Vitória tirou nota mil na redação do Enem
Arquivo Pessoal
Conciliando estudo e trabalho e com o suporte de um cursinho de redação online, a sergipana Heloisa Vitória Santos Silva, de 19 anos, alcançou a nota mil na prova de redação do Enem 2023. Em Sergipe, três candidatos tiraram a nota máxima. Em todo o país, 60 pessoas conseguiram tirar nota máxima.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
Nascida na cidade de Lagarto e criada em Poço Verde, a 145 km da capital, Heloísa conta que estudou em escola pública desde o quinto ano do ensino fundamental. Ela concluiu o ensino médio em 2021 e, ano passado se preparou para o Enem sozinha, em casa, e nas horas vagas do trabalho, revisando o que já sabia. Próximo à prova, Heloísa começou um curso online de redação.
“Em 2023 comecei a trabalhar na papelaria dos meus pais e tive que conciliar o trabalho do dia todo com a preparação para o Enem. Nas horas em que o movimento estava mais tranquilo eu conseguia estudar um pouco e algumas noites fazia as redações e enviava para o site para corrigir”.
Nessa segunda (16), ela soube do resultado da exame através do irmão, que conseguiu acessar o site do Inep antes dela. “Foi ele quem viu primeiro e veio me mostrar. Eu esperava tirar mais que 900, só que não não quis criar a expectativa de fazer mil e me frustrar, mas acreditava que tinha potencial. Na minha família está todo mundo eufórico com o resultado, tenho recebido muitas mensagens de carinho”, falou.
Sobre que curso pretende fazer ela respondeu que ainda não decidiu entre nutrição e medicina veterinária, pois admira as duas áreas e acredita que o ensino superior pode trazer novas oportunidades.
“Não vim de uma família privilegiada e vejo que o ensino superior pode me ajudar a alcançar meus objetivos. Digo para quem estuda não desistir da nota mil independente das condições que tiverem, pois foi o que fiz”.
“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” foi o tema da redação. 65.542 pessoas se inscreveram para fazer o Enem em Sergipe.
Leia também:
‘Desisti do doutorado para tentar medicina’, diz sergipana que tirou nota mil na redação do Enem 2023
Três candidatos de Sergipe tiraram nota mil na redação
Enem
Enem 2023: sergipana que tirou nota mil na redação diz que estudou nas horas vagas do trabalho
Adicionar aos favoritos o Link permanente.