Os mosquitos são um pesadelo para muitas pessoas ao redor do mundo. Seja por produzirem um barulho irritante e até mesma pela disseminação de doenças, como a dengue, cujo vetor é o Aedes aegypit.
Mas você sabia que existe um país onde a população não sofre com esses insetos? Conheça agora o único lugar do mundo em que não existem mosquitos.
Cerca de 50% das espécies de mosquitos são endêmicas globalmente, ou seja, estão em praticamente todos os lugares do globo.
Segundo a National Geographic, países como Brasil, Indonésia, Malásia e Tailândia, por exemplo, apresentaram os maiores números de espécies de mosquito.
Porém, existem dois lugares no mundo em que esses insetos não são encontrados. Um deles é um continente praticamente inabitado, já o outro, é um país com cerca de 380 mil habitantes.
Qual é o único país sem mosquitos?
Há dois locais na Terra onde os esses insetos não são encontrados. Mas só um único país tem o privilégio de estar livre deles. Um dos lugares do planeta em que não existem mosquitos é a Antártida, já que o continente gelado é praticamente inabitado.
Na Antártida, a falta desses insetos é atribuída ao clima frio extremo, o que torna muito difícil que vários insetos se desenvolvam. Como esses insetos precisam preferencialmente de locais com clima quente, A Antártida, como local extremo, se mantém livre desses insetos.
O único país do mundo em que a população está totalmente livre de mosquitos é a Islândia.
Apesar do clima extremamente frio, a Islândia, tem vegetação e temperaturas que podem sustentar a vida de seres humanos e de vários animais, inclusive de alguns insetos.
Mas então por que a Islândia não tem mosquitos?
Gísli Már Gíslason, biólogo da Universidade da Islândia, disse em entrevista ao jornal The New York Times, que os mosquitos não conseguiram colonizar a Islândia como fazem em outros lugares por conta do repelente clima oceânico do país.
Segundo ele, quando os mosquitos põem ovos em um clima frio, as larvas emergem com o degelo, permitindo que se reproduzam e se multipliquem. Na Islândia, no entanto, normalmente há três grandes congelamentos e descongelamentos por ano, criando condições que podem ser instáveis demais para a sobrevivência do inseto.
Aquecimento global pode levar mosquitos para a Islândia
O aquecimento global causado pelas mudanças climáticas afetam as temperaturas de todo o planeta. Isso quer dizer que talvez a população e os turistas da Islândia não fiquem livres dos mosquitos por muito mais tempo.
Segundo o especialista, nos últimos 20 anos, cerca de 200 novas espécies de insetos se estabeleceram na Islândia, os quais antes não podiam se desenvolver no país. “Se o aquecimento global continuar, é possível que encontremos mosquitos na Islândia em um futuro próximo”, disse.