O empresário Elon Musk criticou o presidente Lula e ameaçou retaliar o governo brasileiro caso os bens das suas empresas, X (antigo Twitter) e SpaceX, não sejam devolvidos. O empresário ameaçou uma apreensão recíproca dos ativos possuídos pelo Brasil.
As controvérsias envolvendo Elon Musk e a rede social X no Brasil continuam a se intensificar. Desta vez, o empresário expressou sua indignação com o bloqueio da rede social no país, determinado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
Musk, em tom desafiador, atacou diretamente o presidente Lula em uma publicação no X. Ele afirmou que se o governo brasileiro não devolver os bens apreendidos de suas empresas, ele buscará a apreensão recíproca dos ativos pertencentes ao país.
“Espero que Lula goste de voar em avião comercial”, provocou Musk em uma postagem no X. A publicação se referia à apreensão do avião do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na República Dominicana nesta semana.
Bloqueio do X intensifica conflito entre Musk e Moraes
A decisão de bloquear o X no Brasil foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes devido à ausência de um representante legal no país, o que viola as normas locais. Além disso, a medida visa forçar a empresa a pagar as multas anteriormente impostas pela Justiça.
Essas multas foram aplicadas após a empresa de Musk desobedecer uma determinação de bloquear perfis que atacavam instituições democráticas. A resposta do bilionário, porém, veio em tom de ameaça.
“A menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegalmente apreendidos do X e da SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca dos ativos do governo também”, afirmou Musk. Este comentário sugere uma possível retaliação contra os interesses econômicos brasileiros.
Elon Musk já havia ironizado ministro com montagens feitas por IA
Essa não foi a primeira vez que Musk demonstrou sua insatisfação de maneira provocativa. Recentemente, o magnata fez uma postagem no X (antigo Twitter) ironizando o ministro Alexandre de Moraes.
Usando uma imagem criada por inteligência artificial, ele comparou o ministro a vilões de franquias populares como Star Wars e Harry Potter. A publicação gerou grande repercussão nas redes sociais, inflamando ainda mais os ânimos na justiça brasileira.