Inscrições para o Vestibular da Udesc são abertas nesta terça-feira (1º); saiba como participar

O Vestibular da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) abriu as inscrições nesta terça-feira (1º). Ao todo, são 1.755 vagas em 50 cursos de graduação presenciais e quatro cursos à distância no primeiro semestre de 2025.

Candidatos estudam para o Vestibular da Udesc

O listão dos aprovados na prova presencial do Vestibular da Udesc será divulgado em 16 de dezembro – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC

Os estudantes podem concorrer pela prova presencial, pelo histórico escolar do ensino médio ou pelas duas opções ao mesmo tempo, o que aumenta as chances de aprovação.

Os cursos presenciais se localizam em centros de ensino de 10 cidades catarinenses: Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

A modalidade à distância é ofertada nos polos de apoio presencial em Balneário Barra do Sul, Canoinhas, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Otacílio Costa, Praia Grande, São Bento do Sul e Treze Tílias.

Campus da Udesc em Florianópolis

Os cursos presenciais são ofertados em dez cidades catarinenses – Foto: Divulgação/SECOM

Este ano, o Vestibular da Udesc ampliará o percentual de vagas reservadas para ações afirmativas de 30% para 35%, com a inclusão de cotas para pessoas com deficiência.

Do total, 20% serão destinadas a egressos de escolas públicas, 10% a candidatos negros e 5% a candidatos com deficiência.

Além disso, a Udesc apresenta uma novidade no sistema de classificação do Vestibular de Verão 2025. A partir de agora, todos os candidatos serão automaticamente incluídos na modalidade de ampla concorrência, podendo optar ainda por uma categoria de ações afirmativas, caso atendam aos critérios.

Quando será a prova do Vestibular da Udesc?

Gabarito de prova objetiva

A prova do Vestibular da Udesc é composta por questões objetivas e uma redação – Foto: Divulgação/ND

A prova presencial está marcada para 1º de dezembro e os estudantes devem fazer a inscrição pelo site Vestibular da Udesc até dia 4 de novembro. Os participantes concorrerão a 1.091 vagas em cursos presenciais e a distância.

Os candidatos poderão realizar a prova nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Otacílio Costa, Praia Grande, São Bento do Sul e Treze Tílias.

A taxa de inscrição do Vestibular da Udesc é de R$ 110, mas os estudantes podem solicitar isenção até o dia 18 de outubro, desde que estejam inscritos no CadÚnico para programas sociais, apresentem renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita, sejam doadores de sangue e de medula ou estejam em situação de privação de liberdade.

Quem pode concorrer por histórico escolar?

Alunos do ensino médio fazem prova em sala de aula

A seleção analisa a média final geral de conclusão do ensino médio – Foto: Reprodução/Freepik

A seleção pelo histórico escolar é gratuita e destinada a quem já concluiu o ensino médio ou equivalente até a data final de inscrição, que é dia 15 de janeiro de 2025. Os interessados podem se inscrever e acessar o edital no site.

O processo seletivo oferece 664 vagas, o que representa 25% do total do Vestibular da Udesc. Outras 25% são voltadas para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e as 50% restantes são para a prova presencial.

Pelo histórico escolar, os candidatos também concorrem a 50 cursos de graduação presenciais e quatro à distância. O Vestibular da Udesc classifica os candidatos pela análise da média final geral de conclusão do ensino médio.

Confira a lista de cursos ofertados no Vestibular da Udesc

Prédio da Udesc

O Vestibular da Udesc 2025 oferece 1.755 vagas em 50 cursos de graduação presenciais e quatro a distância – Foto: Divulgação/ND

Cursos presenciais disponíveis por município:

  • Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
  • Caçador (Cesmo): Administração Pública e Sistemas de Informação;
  • Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
  • Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
  • Florianópolis (Ceart): Artes Cênicas (Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado), Artes Visuais (Licenciatura), Design Gráfico, Design Industrial, Moda, Música (Licenciatura), Música (Bacharelado – opções Piano, Violão, Violoncelo, Violino ou Viola);
  • Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia;
  • Florianópolis (Faed): Biblioteconomia – habilitação em Gestão da Informação, Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura);
  • Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
  • Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
  • Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (opções Biologia Marinha e Biodiversidade e Conservação);
  • Pinhalzinho (CEO): Engenharia de Alimentos;
  • São Bento do Sul (Ceplan): Sistemas de Informação, Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica.

Cursos à distância:

  • Administração Pública (Esag): Balneário Barra do Sul, Canoinhas, Otacílio Costa, Praia Grande e Treze Tílias;
  • Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com ênfase em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Cead): no polo de apoio presencial em Lages;
  • Bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com ênfase em Metodologias e Tecnologias Aplicadas a Educação a Distância (Cead): Florianópolis;
  • Pedagogia (Licenciatura) (Cead): Balneário Barra do Sul, Ibirama, Joinville, Praia Grande e São Bento do Sul.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.