Chapecó contará com o Colégio Militar Feliciano Nunes Pires a partir de 2025. Essa será a sétima unidade escolar com gestão militar em Santa Catarina e a primeira no Oeste do Estado, que funcionará na EEB Professora Zitta Flach, no bairro Passo dos Fortes.
As inscrições para as primeiras turmas de 6º e 7º anos do colégio militar começam na próxima segunda-feira (14) e seguem até o dia 25 de outubro. O edital será publicado nos próximos dias, no site da Polícia Militar.
A coordenadora regional de educação, Jaqueline Weiler Block, explica que o colégio militar é um pedido antigo da sociedade de Chapecó. Ela destaca que os alunos que já estão inseridos na escola terminarão normalmente os estudos no local pela parte da manhã e da noite.
As 140 vagas estarão disponíveis no site da Polícia Militar a partir de segunda-feira (14). Segundo o sargento Flávio Marinho, os alunos serão selecionados por meio de sorteio realizado pela PMSC. Ainda, todo o comando do colégio será realizado por policiais militares.
Não serão abertas novas matrículas para a unidade de ensino na modalidade atual. As novas inscrições serão apenas para quem deseja estudar no colégio militar de Chapecó.
Sobre o colégio militar
O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires foi criado em 15 de março de 1984, por iniciativa do então comandante-geral da PMSC, coronel Sidney Carlos Pacheco.
Naquela época, ingressavam apenas alunos do sexo masculino que estudavam em período integral e tinham expectativa de seguir a carreira militar.
Em 1991, foram abertas inscrições também para alunas, formando a partir de então, um corpo de alunos misto. Já em 1998, o Colégio Policial Militar passou a se chamar Colégio Policial Militar ‘Feliciano Nunes Pires’, por meio do decreto nº 2.000 de 28 de julho, em homenagem ao presidente da Província de Santa Catarina, que, em 1835, fundou a PMSC.
Atualmente o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires está instalado nas cidades de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Laguna e Jaraguá do Sul. Chapecó será o sétimo município de Santa Catarina a contar com a unidade, conforme a PM.
*com informações do repórter Geovan Petry