A Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), com sede em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, retoma sua posição no CEE/SC (Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina), possibilitando que importantes demandas educacionais sejam tratadas diretamente ao nível estadual, sem a necessidade de deslocamento para Brasília.
Com essa reintegração, o processo de credenciamento de novos cursos e a avaliação dos cursos em andamento passam a ser realizados pelo CEE, permitindo maior agilidade e adaptação às necessidades locais.
A Unochapecó já teve sua primeira fase do processo aprovada, e a segunda fase será avaliada em novembro. O passo final, que envolve a sanção do governador de Santa Catarina, garantirá oficialmente o retorno da universidade ao órgão estadual.
Reitor da Unochapecó destaca importância
O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, destaca a importância dessa política educacional estadualizada para a realidade catarinense.
“Uma política estadual feita por nós é totalmente diferenciada, pois sabemos da realidade catarinense, que é muito diferente de outras regiões no país. Em conjunto com o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, vamos agilizar os processos conforme a realidade e necessidade regional e estadual, reforçando ainda mais Chapecó como alavanca na prestação de serviços com qualidade no ensino catarinense”.
O que é o Conselho Estadual de Educação?
O CEE/SC é responsável por uma série de atribuições, entre elas o credenciamento e a renovação de instituições de Educação Básica e Superior, a autorização e o reconhecimento de cursos e programas educacionais, e a validação de experiências pedagógicas inovadoras.
A partir dessa reintegração da Unochapecó ao conselho, a expectativa é de que o ensino superior em Santa Catarina se torne mais eficiente e alinhado com as necessidades regionais, reforçando o desenvolvimento educacional no estado.