Quem não compareceu à primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no último domingo (3) por problemas logísticos ou de saúde pode pedir a reaplicação do exame. Para isso, é necessário cumprir os requisitos previstos no edital e ter atenção ao prazo de solicitação.
O pedido de reaplicação da prova deve ser feito pela Página do Participante entre os dias 11 e 15 de novembro. Cada caso será analisado individualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
O inscrito deverá fazer a solicitação de reaplicação apenas para o dia em que faltou à prova. Isto é, mesmo que tenha faltado na primeira prova, deve fazer o exame no próximo domingo (10), a menos que esteja impedido, novamente, por motivos logísticos ou de saúde.
Quem pode pedir a reaplicação da prova do Enem
Conforme o edital do Enem 2024, pode solicitar a reaplicação por motivos de saúde o participante que esteve infectado por doenças como:
- tuberculose;
- coqueluche;
- difteria;
- doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- doença meningocócica e outras meningites;
- varíola;
- varíola dos macacos (monkeypox);
- influenza humana A e B;
- poliomielite por poliovírus selvagem;
- sarampo;
- rubéola;
- varicela;
- covid-19.
Vale destacar que o participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação do Enem 2024 e não concluir as provas ou precisar se ausentar do local de provas não poderá retornar à sala para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.
Para reaplicação do Enem, também são considerados problemas logísticos, como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural e erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.
As solicitações serão avaliadas de acordo com as possíveis intercorrências registradas em cada município, a exemplo de notificações da defesa civil local sobre desastres naturais.
Como solicitar a reaplicação da prova do Enem 2024
Ao fazer a solicitação de reaplicação, o participante deve justificar a ausência, por meio do envio de um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a solicitação de reaplicação. Somente a partir do envio do documento o pedido começará a ser analisado.
Conforme previsto no edital, o simples pedido do candidato prejudicado em uma das duas fases de provas do exame e o envio do documento comprobatório não garantem a reaplicação da prova. É necessário que o Inep aprove a solicitação do pedido de reaplicação.
Em caso de problemas de saúde, é preciso incluir atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde, com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina, além da Classificação Internacional de Doença (CID 10) de uma das doenças previstas em edital.
O participante do Enem que estiver internado em um hospital deverá anexar a declaração da unidade de saúde onde permaneceu para tratamento de saúde, contendo o nome completo do participante internado e o seu CPF, além de informar a disponibilidade de instalações adequadas para a aplicação do Enem.
Os dados informados ou os documentos anexados na solicitação de reaplicação não poderão ser alterados após o envio pela página do participante.
Como funciona a reaplicação das provas do Enem
A reaplicação das provas do Enem 2024 também terá 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática).
As provas serão divididas em dois dias, da mesma forma que ocorre na aplicação regular do exame. Porém, as datas escolhidas para reaplicação não serão em dois fins de semana, mas nos dias 10 de dezembro (terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira).
Mesmo tendo o mesmo formato, na reaplicação as questões e o tema da redação serão diferentes das aplicadas no período regular para garantir a equidade entre os candidatos.
*Com informações da Agência Brasil.