Neste domingo (10), os candidatos tiveram que responder questões matemática, física, química e biologia. Candidatos começaram a deixar o local de prova por volta das 14h30
Stephane Gomes/g1
Candidatos que participaram do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, em Cuiabá, começaram a deixar o local de prova por volta das 14h30 e avaliaram o teste como difícil e cansativo.
Neste domingo (10), foram aplicadas 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (conteúdos de física, química e biologia).
Candidata se joga no chão e ‘engatinha’ por baixo do portão segundos antes do fechamento em Cuiabá
Eduardo de Andrade, de 19 anos, que busca nota para conseguir desconto em uma universidade particular, classificou o segundo dia como mais difícil por ter dificuldade nas questões de exatas.
Eduardo disse que, mesmo ansioso, não pretende corrigir a prova agora e irá esperar pela nota oficial
Stephane Gomes/g1
Já a candidata Maria Luiza Conceição, de 17 anos, que pretende cursar administração, elegeu a prova de matemática como a mais complicada. A jovem afirmou que sentiu falta de mais elementos visuais e definiu a prova cansativa. “Muito texto, fiquei cansada, mas fiz o que pude”, disse.
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
🧾Como usar a nota do Enem?
As notas do Enem 2024 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação.
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
Universidades internacionais: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp