Quase três milhões de brasileiros compareceram ao segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no domingo (10). Após o fim das provas, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a divulgação do gabarito do Enem, antes prevista para 20 de novembro, será antecipada.
Conforme o ministro, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deve informar a nova data nesta segunda-feira (11).
A previsão agora é de que a publicação oficial do gabarito do Enem 2024 ocorra ainda nesta semana. O documento ficará disponível na página do participante. O cronograma também prevê a divulgação dos resultados no dia 13 de janeiro de 2025.
Dados do MEC (Ministério da Educação) apontam que 69,4% dos 4,3 milhões de inscritos compareceram ao segundo dia de provas, a menor taxa de abstenção das últimas três edições. No primeiro domingo, dia 3, a presença foi de 73,4%.
Gabarito do Enem ganhará nova data esta semana e estudantes já podem pedir a reaplicação
Os candidatos que perderam o Enem 2024 no primeiro ou segundo dia podem solicitar a reaplicação das provas na página do participante a partir desta segunda-feira. O prazo termina às 23h59 de sexta-feira (15).
A reaplicação é destinada a quem faltou às provas por problemas logísticos ou por doenças previstas no edital:
- tuberculose
- coqueluche
- difteria
- doença invasiva por Haemophilus influenzae
- doença meningocócica e outras meningites
- varíola
- varíola dos macacos (monkeypox)
- influenza humana A e B
- poliomielite por poliovírus selvagem
- sarampo
- rubéola
- varicela
- Covid-19
Os ausentes devem apresentar justificativa, como atestado médico. Os candidatos que tiverem a solicitação aprovada poderão realizar as provas nos dias 10 e 11 de dezembro, que será a única reaplicação do Enem 2024.