Jovem que sonha em ser cientista viaja 600 km com a mãe para prestar Vestibular da Unicamp


Comvest aplica provas da segunda fase do Vestibular Unicamp neste domingo (1º) e segunda-feira (2). Mãe e filha viajam de Florianópolis para Campinas para Vestibular Unicamp
Fernando Almeida/g1
Moradora de Florianópolis (SC), a estudante Maria Antônia Córdova, de 18 anos, viajou para Campinas (SP), uma distância de cerca de 600 quilômetros, neste sábado (30) em busca de um sonho: cursar física na Unicamp e ser cientista na área.
“Eu gostei muito da proposta de curso que a Unicamp tem, principalmente para a minha área (física). É uma universidade que tem muita pesquisa e muita parceria com universidades no exterior, além de muitas oportunidades boas para mestrado e doutorado”, afirmou ao g1.
Como em Florianópolis não tem aplicação do vestibular, a estudante resolveu fazer a prova em Campinas. Para isso, teve a companhia da mãe, Maria Cristina Córdova. As duas foram de avião de Florianópolis para São Paulo (SP) e depois de ônibus de São Paulo para Campinas, somando cerca de 2,2 mil quilômetros nas duas fases.
“Ela (mãe) resolveu vir comigo para me apoiar, tanto na primeira quanto na segunda fase”, contou Maria Eduarda. “Ela (jovem) está em um ano muito estressante de término de segundo grau e está um pouco cansada, então, eu achei que, ao vir, eu podia facilitar a parte logística”, explicou a mãe.
A estudante contou que está cursando o último ano do ensino médio em Florianópolis e faz o cursinho pré-vestibular à noite. Apesar da preparação, ela não escondeu a ansiedade. “Bem ansiosa, mas quando eu chegar lá vai acalmar um pouco”, disse.
Fora do Estado de São Paulo, receberam as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Segunda fase
Unicamp: 2ª fase do vestibular 2025 reúne 13 mil estudantes neste domingo (1)
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplica neste domingo (1º) e segunda-feira (2) as provas da segunda fase do Vestibular 2025. Ao todo, 13.011 candidatos foram convocados para essa etapa e concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação.
As provas ocorrem em 23 cidades brasileiras, com início às 9h e duração de cinco horas em cada dia (entenda abaixo). A orientação é chegar às 8h aos locais de aplicação, que devem ser consultados individualmente pelos candidatos pela internet.
Segunda fase
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção.
Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas e seguem a distribuição:
📝 PRIMEIRO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de redação, composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta;
Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
📝 SEGUNDO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
Habilidades Específicas
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Vestibular 2025: entenda por que começar pela redação é uma boa estratégia e como se preparar
De Alice à Gonzaga de Sá: entenda o que os livros da 2ª fase da Unicamp têm em comum e como se preparar para interpretá-los
Próximas datas
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest.
As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.