O resultado do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi publicado nesta segunda-feira (13) pelo MEC (Ministério da Educação). Conforme levantamento da pasta, houveram apenas 12 redações nota mil neste ano. Em 2023, 60 alunos tiraram a nota máxima na redação, o que significa uma queda de 80% entre os anos.
Estados que tiveram redações nota mil no Enem 2024
As 12 redações nota mil são de dez diferentes estados, sendo cinco na região Nordeste, cinco no Sudeste e duas no Centro-Oeste.
Veja a lista das redações nota mil por estado:
- Minas Gerais – 2
- Rio de Janeiro – 2
- Alagoas – 1
- Ceará – 1
- Distrito Federal – 1
- Goiás – 1
- Maranhão – 1
- Pernambuco – 1
- Rio Grande do Norte – 1
- São Paulo – 1
O único estudante de rede pública que alcançou a nota máxima na redação do Enem 2024 é de Minas Gerais. Os demais são alunos da rede privada.
Como acessar a nota do Enem 2024?
Para ter acesso a nota do Enem 2024, o candidato precisa acessar a página do candidato, no portal Inep, com o login do canal gov.br, usando CPF e senha. O site tem apresentado instabilidade devido ao grande número de acessos.
Os candidatos que realizaram o exame como “treino”, como é o caso de estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, devem ter a nota do Enem 2024 divulgada apenas em março.
O que fazer com a nota do Enem 2024?
As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram aplicadas em 3 e 10 de novembro de 2024. O bom desempenho no exame garante o ingresso no ensino superior através do Sisu, Prouni e Fies.
Cada modalidade oferta uma condição diferente de seleção, que vai desde a gratuidade até descontos na mensalidade de instituições privadas. As alternativas funcionam da seguinte forma:
- Sisu: sistema de oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil, o Sisu receberá inscrições entre os dias 17 a 21 de janeiro;
- ProUni: disponibiliza bolsas de estudo, integrais e parciais — 50% do valor da mensalidade — em cursos de graduação em instituições privadas. O público-alvo do ProUni são estudantes de baixa renda que não tenham recursos para pagar integralmente por um curso;
- Fies: oferece financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos (instituições privadas e comunitárias). Os pré-requisitos são os mesmos do ProUni;
- Formação no exterior: universidades nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Portugal admitem estudantes brasileiros que tenham performado bem no exame. As regras de admissão variam de acordo com a instituição.