‘Muito mais feliz pelo 980 do que triste por não ter alcançado o mil no Enem’, diz estudante de SP que sonha com vaga em Direito na USP


Moradora de Mirandópolis, no interior do estado, Ana Helena Rizolli, de 18 anos, prestou o quarto Enem de sua vida em 2024 e alcançou seu melhor desempenho na redação. Exame teve o menor número de redações com pontuação máxima dos últimos dez anos. A estudante Ana Helena Rizolli, de 18 anos, tirou 980 na redação do Enem 2024
Arquivo pessoal
A manhã da estudante Ana Helena Rizolli, de 18 anos, foi particularmente especial nesta segunda-feira (13). Ao abrir a página do participante do Enem, ela se deparou com um notão na redação: 980 — o que beirou a perfeição, já que o máximo alcançável é o mil.
“Eu não esperava, estava bem ansiosa, na verdade. Nem vi as notas das outras áreas. Bati o olho e fui comemorar com a minha família. Foi bem engraçado, na verdade”, lembrou.
“Foi uma surpresa muito boa. Eu estava muito mais feliz pelo 980 do que triste por não ter alcançado mil. Os professores reforçaram que 980 é praticamente um mil, porque é muito difícil alcançar mil, ainda mais este ano, que foram só 12 pessoas que tiraram mil”.
O Enem 2024 foi o quarto feito por Ana, que sonha com uma vaga em Direito na Universidade de São Paulo (USP) desde os 13 anos e almeja a magistratura. Além do Exame Nacional, a jovem prestou Fuvest.
“Tive um bom exemplo. Quando cheguei na adolescência, passei a acompanhar meu pai em algumas viagens relacionadas ao trabalho. Com uns 13 anos, fui até São Paulo em uma dessas viagens e conheci a São Francisco. Já estava meio que tudo alinhado para fazer Direito na USP”, contou a jovem.
Nota de Ana Rizolli na redação do Enem 2024
Arquivo pessoal
Preparação e dicas para a redação
Moradora de Mirandópolis, no interior de São Paulo, Ana Helena Rizolli cursou o Ensino Médio em Araçatuba, uma cidade próxima. Durante esse período, também alcançou notas expressivas na redação: 840 em 2021, 860 em 2022 e 940 em 2023.
Ela afirmou que, no ano retrasado, quando ainda estava no 3º ano, fez entre 35 e 40 redações.
No ano passado, foram cerca de 20 textos preparatórios. Já formada, ela se dedicou integralmente ao curso preparatório online do Anglo. Disciplinada, passava de cinco a oito horas por dia estudando em casa.
Um dos principais pontos da preparação para a redação foi tentar simular o tempo de prova para não se atrapalhar no dia do vestibular. A estudante deu dicas valiosas para quem quer se dar bem na redação:
“Ler bastante, ir atrás da cultura brasileira, pesquisar. Você pode usar tudo de repertório, seja livro, pensador, até quadro dá pra usar, músicas… É importante estar envolto na cultura”;
“Atualidades também são um repertório muito válido, colocar notícias do Brasil e do mundo”;
“Escrever com constância, levar para alguém corrigir. Se não tiver oportunidade, tentar corrigir sozinho, estudar a fundo as competências do Enem”;
“Corrigir os erros, não ter medo de corrigi-los. Eu sei como é você ter receio de ver ali os seus erros, mas é muito importante para evoluir”.
Na introdução, comecei com o livro do Jessé Souza, ‘Subcidadania Brasileira’. No segundo argumento, mencionei a colonização do Brasil e o tráfico negreiro. No terceiro parágrafo, falei sobre a educação bancária, de Paulo Freire, e como a educação no Brasil é arcaica e não valoriza a herança africana. Na conclusão, citei o Milton Hatoum e sugeri rodas de leitura nas escolas.
Estudantes nota mil
Coincidentemente, Ana Helena estudou no mesmo colégio em que Sabrina Ayumi Alves, a única candidata de SP a tirar mil no Enem 2024.
Foi a primeira vez que a jovem, também de 18 anos, prestou a prova valendo, já que fez a prova como treineira tanto no 1º quanto no 2º ano do colegial — quando alcançou as marcas de 920 e 940 pontos, respectivamente.
Mas se engana quem pensa que o sucesso foi repentino. Sabrina garante que treinava textos toda semana.
Sabrina Ayumi Alves, de 18 anos, se formou no ensino médio no ano passado, em Araçatuba (SP)
Sabrina Ayumi Alves/Arquivo pessoal
Enem 2024: apenas 12 candidatos tiraram mil na redação
Folha de rascunho da redação do Enem.
g1
O Enem 2024 teve o menor número de alunos com nota máxima na redação dos últimos dez anos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes chegaram à nota máxima.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (13). O exame é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação.
Enem 2024: resultado já está disponível; veja como acessar
De acordo com o Ministério da Educação, apenas 12 alunos atingiram a nota máxima. As redações nota mil estão em:
Alagoas
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Pernambuco
Rio Grande do Norte
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Notas do Enem são divulgadas
Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. Os demais tiveram apenas um aluno com a pontuação máxima.
O MEC ainda informou que, na rede pública, apenas uma redação teve nota máxima. Os demais são da rede particular.
Distribuição dos candidatos nota mil no Enem 2024.
Inep/MEC
➡️ Neste ano, o tema da redação na aplicação regular foi ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. A proficiência média da redação, que considera média das notas de todos os candidatos, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais do que na edição de 2023.
Menor número em dez anos
O número de notas mil deste ano é o menor registrado em dez anos, segundo os dados do Ministério da Educação. Antes, o menor número registrado tinha sido em 2021, quando 22 alunos tiveram a nota máxima. (Veja abaixo)
Para o professor de redação do curso Anglo, Sérgio Paganim, a queda do número de redações é um reflexo de uma banca de correção mais rígida. Ele explica que o tema foi considero fácil, porque está em debate e é abordado de vários aspectos em matérias ao longo do Ensino Médio.
Segundo Paganin, com um tema mais fácil, a banca acabou sendo mais rigorosa com o repertório que o aluno apresentou.
“Eu acho que o tema é que faz com que a banca se coloque numa posição mais rigorosa para cobrar aspectos mais articulados, repertório mais articulado, linguagem mais articulada, já que o tema fatalmente é um tema mais simples”, explica Paganin.
Além disso, o repertório já era um ponto de atenção entre os corretores do Inep.
Neste ano, o g1 revelou com exclusividade, que o instituto orientou corretores da redação a descontarem nota de quem estivesse usando modelos pré-prontos e com repertórios forçados. Esse tipo de modelo vinha sendo anunciado na internet a R$ 50.
Confira as notas por área do conhecimento
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Nota máxima: 796
Nota mínima: 294
Média: 528
Matemática e suas tecnologias
Nota máxima: 962
Nota mínima: 334
Média: 529
Ciências humanas e suas tecnologias
Nota máxima: 820
Nota mínima: 284
Média: 517
Ciências da natureza e suas tecnologias
Nota máxima: 867
Nota mínima: 308
Média: 495
Abstenção cai, mas permanece alta
A taxa de abstenção no Enem 2024 caiu de 28,1% em 2023 para 26,5% em 2024. A informação leva em conta as mais de 4,3 milhões de inscrições confirmadas para o exame, que aconteceu em 3 e 10 de novembro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.