O Governo de Santa Catarina vai expandir o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, incluindo mais cinco unidades a partir de 2025. Com essa expansão, o programa terá um total de 15 escolas estaduais adotando esse modelo.
Criado em 2023, o Programa das Escolas Cívico-Militares foi estabelecido com a assinatura do decreto Nº 426, pelo governador Jorginho Mello. A iniciativa visa não só a manutenção das escolas que já operam nesse modelo, mas também a ampliação para novas unidades.
O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, destacou que a ampliação do programa é um reflexo da confiança no avanço da educação no estado. “Estamos muito contentes com essa grande novidade. A ampliação das escolas cívico-militares nos transmite confiança na melhoria da educação catarinense. A disciplina e os valores que os jovens aprendem nessas escolas não só os tornam estudantes melhores, mas também cidadãos melhores”, disse.
Em 2024, o programa já foi ampliado, com a implementação do modelo na EEB São José, em Herval d’Oeste. Com a unidade, que atende aproximadamente 480 alunos das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, o programa passou de nove para dez escolas.
Confira as novas escolas cívico-militares em SC
- EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá;
- EEB Sólon Rosa, em Curitibanos;
- EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama;
- EEF Francisco de Paula Seara, em Itajaí;
- EEB Prof. Maria Paula Feres, em Mafra.