Unicamp 2024: Paixão pela música japonesa influencia candidato a tentar vaga em linguística


Tiago Azevedo, de 22 anos, é produtor fonográfico e durante a pandemia aprendeu japonês. Ele conta que a linguística também o atrai pelo estudo da lógica por trás de cada língua. Tiago Azevedo presta vestibular da Unicamp para tentar vaga em curso de linguística
A música japonesa foi um fator fundamental para um dos candidatos que prestam a prova da 1ª fase da Unicamp, neste domingo (29), tentar uma vaga para o curso de linguística. Tiago de Azevedo, de 22 anos, que aprendeu a língua nipônica durante a pandemia de Covid-19, realiza o exame em Piracicaba (SP).
“A cultura [japonesa] sempre gostei desde pequeno, mas o que me fez querer aprender a língua, a última gota, foi a música. Eu gosto muito da música deles”
📲 VESTIBULOU: receba no WhatsApp notícias sobre os principais vestibulares do país
Inclusive, ele foi à prova com uma camiseta com estampa da banda de metal progressivo Crowd of Rebellion, que é japonesa.
“E o fato de eu saber japonês ajudou muito, porque você não encontra muito material de graça para português”.
A paixão pela música também está evidenciada em uma formação superior que ele já concluiu.
“Eu estudei em Tatuí por dois anos, produção fonográfica, eu atuo na área, trabalho em estúdio, e dou aula de inglês e japonês. Japonês, tendo começado a estudar na pandemia. E agora quero tentar migrar de vez para essa área de explorar línguas”, conta.
Ele também detalha outro motivo de ter escolhido linguística.
“A lógica por trás da construção de cada língua e o que estrutura elas para fazer com que os povos se entendam de formas tão específicas”.
Sua intenção é trabalhar na área de educação ou prestando serviços de tradução. “A ideia é fazer as coisas de outros lugares serem mais acessíveis em outros”.

Movimentação para a prova da Unicamp em Piracicaba.
Rafael Bittencourt/g1
A Unicamp aplica, neste domingo , a 1ª fase do vestibular 2024 para 64.705 candidatos. Os estudantes disputam 2.540 vagas em 69 cursos superiores da universidade. O exame tem duração de cinco horas e o acesso aos locais é permitido até as 13h. A prova é composta por 72 questões de múltipla escolha.
O vestibular ocorre em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Veja todos os locais de prova e consulte o seu aqui. A comissão organizadora (Comvest) orienta que o candidato chegue ao ponto de aplicação do exame até as 12h.
📱 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O g1 preparou, abaixo, um guia com tudo o que você precisa saber sobre a 1ª fase de uma das maiores instituições de ensino do Brasil, que tem campi em Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP).
🚨 E atenção! O g1 Campinas vai fazer uma transmissão ao vivo para corrigir as questões da 1ª fase da Unicamp. O programa vai começar às 19h deste domingo, logo após a prova, que termina às 18h. Para assistir, é só acessar o portal. ✅✅✅
Calendário 📆
29 de outubro: prova da 1ª fase;
3 e 4 de dezembro: provas da 2ª fase;
7 a 9 de dezembro: provas de habilidades específicas;
Janeiro: previsão da primeira chamada.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.