Primeiros alunos finalizam o Enem em escolas de Salvador e consideram a prova tranquila
Estudantes podem deixar o local de prova a partir de 15h30 deste domingo (5)
Marcelo Costa e Leandro Bezerra foram uns dos primeiros estudantes a deixarem o Colégio Estadual da Bahia, no bairro de Nazaré, no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5).
Os dois se conheceram momentos antes da prova e consideraram as questões mais fáceis do que as do ano passado, quando fizeram o exame pela primeira vez.
“As questões estavam tranquilas, se você lesse com atenção, era fácil encontrar a resposta correta”, afirmou Marcelo, de 19 anos, que pretende cursar medicina.
Para Leandro, o “que pegou” mesmo foi a redação. O baiano apostava que o tema seria relacionado a pandemia da Covid-19 ou alguma consequência da doença, como a fome ou o desemprego.
“Vivemos essa situação entre 2020 e 2022 e acreditei que, por causa disso, seria relacionado a pandemia. Não esperava esse tema”, contou.
Em dúvida entre psicologia e algum curso na área de tecnologia, Leandro, de 20 anos, acredita que apesar da surpresa do tema, a prova foi “de boa”.
Após o primeiro dia de prova, os estudantes pretendem descansar e já se prepararem para a próxima semana, quando haverá as provas de matemática e ciências da natureza.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Assim como muitos soteropolitanos, Maria Augusta saiu de casa cedo e esperou a abertura dos portões do Colégio Estadual Luiz Viana para o primeiro dia de prova. Depois de 56 anos de espera, se atrasar, definitivamente, não era uma possibilidade.
“Retomei os estudos há uns seis anos e neste ano vou receber o diploma. Meu maior sonho é ser enfermeira, sou apaixonada pela profissão” , contou.
Tempo real: Confira cobertura em todo o Brasil
Na torcida, mães acompanham filhos no primeiro dia do Enem em Salvador: ‘faço questão de participar’
Maria Augusta Pereira, de 74 anos, moradora de Salvador, faz o Enem primeira vez em 2023 e quer cursar enfermagem
Malu Vieira/g1
Maria Augusta já havia buscado o ingresso no curso superior, mas precisava finalizar os estudos nos ensinos fundamental e médio. Além disso, o valor que recebia trabalhando em um armarinho no centro de Salvador não era suficiente para que ela persistisse no sonho naquele momento.
g1 fará correção da prova ao vivo hoje
Esquema especial de transporte é montado para a prova do Enem, em Salvador
Somente agora, aos 74 anos, ela conseguiu concluir a formação escolar e vai em busca da aprovação no curso de enfermagem. Ela conta que ao longo dos anos se realizou de outra forma. Viu a neta, hoje com 22 anos, se formar como enfermeira.
“Minha neta é a minha maior incentivadora. Foi ela quem me inscreveu no Enem”, contou.
A história de Maria Augusta não é a única. Segundo o Inep, realizador do Enem, são 9.475 pessoas de 60 anos ou mais que vão fazer a prova em todo o Brasil. Entre elas está Vera Lúcia Gomes, de 64 anos, que também tenta uma vaga na área da saúde, só que em medicina.
“Eu não poderia ficar velhinha pensando: ‘e se eu tivesse tentado? Será que eu conseguiria?'”, desabafou.
ENEM 2023 – DOMINGO (5) – SALVADOR (BA) – Vera Lúcia Gomes, de 64 anos, faz a prova do Enem em Salvador pela segunda vez e sonha em ser médica
Malu Vieira/g1
Essa é a segunda vez que a idosa faz as provas do Enem. Depois da experiência em 2022, ela se sente mais confiante.
Assim como Maria Augusta, Vera teve incentivadores. Os sobrinhos, já graduados em administração, engenharia e direito fizeram coro para a tia tentar a prova mais uma vez este ano.
ENEM 2023 – DOMINGO (5) – SALVADOR (BA) – Candidatos do Enem 2023 em frente ao Colégio Estadual Luiz Viana, em Salvador
Malu Vieira/g1
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
p
Depois de duas horas, candidatos do Enem já deixam locais de prova em Salvador e consideram a prova mais fácil do que em 2022
Adicionar aos favoritos o Link permanente.