Anna Luiza Manfroni, de 17 anos, presta o Exame Nacional de Ensino Médio neste domingo (12). Opção pelo curso também ocorreu porque área desenvolve iniciativas voltadas ao meio ambiente. Anna Luiza Manfroni, 17 anos, escolheu Engenharia Aeroespacial por influência do pai, ex-piloto da Aeronáutica
João Conrado Kneipp/g1
A estudante Anna Luiza Manfroni, de 17 anos, faz o segundo dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em Campinas (SP), neste domingo (12), e pretende usar a nota da prova para ingressar no curso de Engenharia Aeroespacial. A escolha, segundo a jovem, pela inspiração dela no pai, que é ex-piloto da Aeronáutica.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“Sempre gostei muito dessa área. Escolhi prestar o exame para tentar vaga em Engenharia Aeroespacial porque esse é um curso muito interessante. É um campo com muita área de pesquisa a ser desenvolvida. Além disso, o meu pai me influenciou muito. Ele era da Força Aérea Brasileira e me contava das aventuras dele como piloto e de tudo o que aprendeu neste curso”, contou.
Anna Luiza pretende usar a nota do Enem para ingressar na Universidade Federal do ABC ou na Universidade de São Paulo (USP). Além da influência do pai, a jovem também disse que tem amigas na área e essa proximidade a deixa ainda mais certa de sua escolha profissional.
“Tenho uma amiga genial que trabalha na Embraer [Empresa Brasileira de Aviação]”, exemplificou.
Meio ambiente
A opção pelo curso também ocorreu porque Anna sabe como a área pode contribuir com iniciativas voltadas para temas ambientais.
“Tem muitos caminhos e descobertas que se pode fazer nesta área para ajudar o meio ambiente. Esse foi um dos motivos pelos quais escolhi o curso”, acrescenta.
Surpresa e orgulho de pai
Em entrevista ao g1, o pai de Anna Luiza, Sérgio Luiz dos Santos Manfroni, de 54 anos, disse que soube da escolha da carreira profissional da filha há um mês. “E me senti muito honrado com isso”, celebra orgulhoso.
“Não influenciei e sempre deixei a escolha a critério dela. Algo, certamente, despertou nela, acredito que pela minha trajetória que tive na Academia da Força Aérea”, comenta.
Enem em Campinas e região
Enem 2023: locais de prova são alvo de reclamação de candidatos
Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo
A Região de Campinas (SP) tem 42,1 mil pessoas inscritas no Enem, cuja segunda prova ocorre neste domingo. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, responsável pela aplicação da prova.
O Enem 2023 será aplicado em 19 das 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas. A metrópole reúne o maior número de inscritos, com 15,8 mil estudantes. Já o município da região com menos candidatos é Pedreira, com 408 pessoas. Veja os detalhes na tabela:
Estudantes que vão fazer o Enem na região de Campinas
Aplicação da prova
📄 No segundo dia de prova, os candidatos deverão responder 90 questões nas seguintes disciplinas:
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
⌚ Também é importante ficar atento aos horários:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 2º dia: 18h30
📃 O Inep recomenda (mas não obriga) que os candidatos levem o cartão de confirmação, documento em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol). O papel deve ficar guardado no envelope porta-objetos.
🔫 Armas não são permitidas nem no envelope. Se o candidato apresentar autorização de porte, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Será necessário prestar o exame em um espaço à parte, separado dos demais alunos.
✉️ Os envelopes porta-objetos devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.
🍔 Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais
📣 Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.
📱 Os documentos devem ser originais e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na págin do g1 Campinas
Inspirada pelo pai ex-piloto, jovem faz Enem em Campinas para ingressar em engenharia aeroespacial: ‘área com muito campo de pesquisa’, diz
Adicionar aos favoritos o Link permanente.