A prova do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproxima e causa ansiedade nos estudantes de todo o Brasil. Em Florianópolis, alguns recorrem à fé pouco antes do primeiro dia do exame, que ocorre no domingo (3).
Para tranquilizar os candidatos, a Paróquia Santíssima Trindade promove pela primeira vez a “Missa do Enem”, na quinta-feira (31), às 19h. A igreja matriz, localizada na Praça Santos Dumont, no bairro Trindade, realizará a “benção da caneta”.
“O objetivo deles participarem dessa missa é justamente para confiar em Deus neste momento e aproveitar a celebração para buscar serenidade e confiança na prova”, explica o frei Bruno Fabiano Lira, de 25 anos.
Ele está na paróquia desde janeiro de 2023 e conta que a iniciativa da Missa do Enem partiu dos próprios freis, ao observar a inquietude dos jovens com a chegada das provas.
“Eu acompanho na paróquia um grupo de adolescentes de 13 até 17 anos e vejo muita ansiedade, pressão, medo e angústia, tanto no Enem quanto nos vestibulares. Pensando na dificuldade que eles têm com isso e conversando com os outros freis, tivemos essa ideia”, diz o frei.
Missa do Enem será gratuita e aberta ao público em Florianópolis
A participação na Missa do Enem é gratuita e os candidatos podem levar quantas canetas quiserem para a benção. O evento começa às 19h de quinta-feira (31), na Igreja da Santíssima Trindade, próxima ao campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
“A expectativa é de que tenha vários estudantes, até porque é uma novidade. Até onde sei, na Ilha, nenhuma outra igreja oferece isso”, observa o frei Bruno.
Ele destaca que a Missa do Enem é uma oportunidade de apoiar os candidatos. “É um momento de presença dos pais e amigos dos estudantes, uma forma de apoio e suporte com a comunidade reunida”, aponta.
“Chama os amigos, traga a sua caneta e venha para este momento para renovar as forças espirituais e bem se preparar para esta reta final. Te esperamos lá e boa sorte, futura e futuro calouro. Paz e bem”, convida o frei nas redes sociais.
Este ano, o Enem teve 4,3 milhões de inscrições confirmadas no país. Só em Santa Catarina, são mais de 45 mil candidatos. Além de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio, o exame é a principal porta de entrada em universidades públicas e privadas.
O que preciso levar no dia do Enem? Confira os itens proibidos e permitidos
Nos dois domingos do Enem 2024, 3 e 10 de novembro, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e o candidato tem até 19h para entregar o gabarito no primeiro dia e até 18h30 no segundo dia.
Todos os participantes precisam apresentar um documento de identificação com foto, seja físico ou digital no dia das provas. Confira os documentos aceitos:
- Carteira de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, de acordo com a lei, tenham validade como documento de identidade;
- Certificado de Reservista ou de Dispensa;
- Carteira de Trabalho.
É importante lembrar que somente as canetas esferográficas transparentes com tinta de cor preta são aceitas (benzidas ou não). O ideal é levar mais de uma caneta para evitar imprevistos.
Como o tempo de prova é longo, os candidatos podem se alimentar durante o exame. No entanto, os alimentos devem estar em sacos ou potes transparentes e as garrafas de água devem ser transparentes e sem rótulo.
Antes de entrar na sala, o candidato receberá um envelope para guardar todos os objetos proibidos. Celulares e outros dispositivos eletrônicos deverão estar desligados e dentro do porta-objeto.
Fique atento aos itens proibidos no Enem 2024:
- Óculos de sol e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira ou gorro);
- Relógio;
- Fones de ouvido;
- Livros, manuais e anotações;
- Lápis, borracha, régua, corretivo ou canetas de material não transparente;
- Calculadoras.